top of page
  • Foto do escritorMãe e Filha Viajantes

Casa Roberto Marinho/RJ

Existem várias atrações no Rio de Janeiro que ficam fora da rota turística, contudo, são lugares incríveis e com muita história que devem ser visitados por quem mora na cidade e pelos turistas.


A Casa Roberto Marinho, localizada no Cosme Velho, Zona Sul carioca, já foi residência de uma das figuras mais influentes desse país e hoje funciona como um espaço cultural com coleções e obras de arte da família e exposições artísticas.



Um pouco da história da casa


A casa do Cosme Velho, que possui arquitetura neocolonial, aos pés da Floresta da Tijuca, começou a ser construída em 1939 pelo engenheiro César Melo Cunha, assistente do renomado arquiteto Joseph Gire que também foi responsável pelos projetos do Copacabana Palace e Palácio Laranjeiras.

Inspirada no antigo Solar de Megaípe, uma icônica fazenda de Pernambuco do século XVII, a casa foi por cerca de 60 anos palco de eventos de música, literatura, artes plásticas e teatro.


A casa de Roberto Marinho sempre promoveu o encontro da arte com a educação.


Roberto Marinho era uma pessoa apaixonada por arte e gostava de valorizar os artistas brasileiros, através das exposições que são promovidas até hoje. Ele acreditava que a arte e a cultura caminhavam juntas, por isso, sua família resolveu transformar essa mansão no Instituto Casa Roberto Marinho.


Na entrada há o cinema onde é passado um documentário sobre a história da casa e do acervo.


Os dois andares da casa são acessíveis a portadores de deficiências físicas, com a utilização de elevador.



O acervo, formado ao longo de 60 anos, é uma importante coleção de modernismo e abstracionismo informal no Brasil.


Roberto Marinho construiu, ao longo de sua vida, um fantástico patrimônio em termos de obras de arte. Trabalhos de artistas renomados, tais como: Portinari, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Tomie Ohtake, Guinard e muito outros compõem o acervo.


Há ainda obras de Di Cavalcanti, Nery, Segall, Dacosta, Burle Marx e Djanira. Bem como de Iberê Camargo, Antonio Bandeira e Manabu Mabe.


O Jardim


Ao entrar o visitante se depara com um chafariz e um belo jardim, projetado por Burle Max que buscou preservar a mata ao redor. É um lugar muito agradável, com bastante verde, um lago com carpas e uma pequena queda de água que provém do Rio Carioca.


Abrigando espécies da mata atlântica, o paisagismo contou inicialmente com a contribuição de Attílio Corrêa Lima e, nos anos 1990, Isabel Duprat foi responsável por uma remodelação, retomando as ideias do paisagista original. Ao caminhar pela parte externa, nos deparamos com algumas obras de arte, em mármore, bronze, aço, estruturas metálicas, que em conjunto com a natureza a sua volta ficam ainda mais bonitas!


Próximo ao jardim fica uma cafeteria onde estão sendo adotados os protocolos de proteção sanitária, como redução da capacidade, cardápio digital, distanciamento entre as mesas, limpeza das mesas com álcool 70%.



AS EXPOSIÇÕES


Atualmente há duas exposições na casa: “Enquanto” com obras de Carlos Vergara, Luiz Aquila e Roberto Magalhães, que foram produzidas como reflexões sobre esse período de pandemia e “Livros e Arte”.


“Livros e Arte” convida o visitante a apreciar trabalhos que são "objetos que não se decidem entre ser livro ou ser pintura". São 9 salas, cada qual dedicada a um artista contemporâneo e à sua experiência na confecção de um livro-objeto. O visitante ainda poderá apreciar desenhos, pinturas, esculturas e vídeos que tiveram grande significado na trajetória de cada artista.


Nós amamos a exposição “Livros e Arte”!


Eles oferecem luvas de plástico para podermos tocar nos livros e folhearmos sem danificá-los.


Estas duas exposições só ficam na Casa Roberto Marinho até 31/01/21. Vale a pena programar a visita nas férias.




Ingressos: A visita aos jardins da mansão é gratuita, mas as exposições tem um valor único de R$10,00 (inteira) e precisa ser adquirido pelo site http://www.casarobertomarinho.org.br/


Horários de Funcionamento: 3ª a domingo de 12h às 18h (entrada até 17:15h)


Localização: Rua Cosme Velho, 1105, Cosme Velho, RJ.


COMO CHEGAR


De carro


Para quem vai da Zona Sul - pegar o Túnel Rebouças sentido Rio Comprido e sair após o 1º túnel à direita, mantenha à direita, passe embaixo do viaduto e mais uma vez mantenha a direita. Já é a rua da Casa Roberto Marinho. O estacionamento é gratuito e fica um pouco depois da casa.


Para quem vai da Zona Norte - pegar o túnel Santa Bárbara. Assim que sair do túnel, mantenha a direita e siga em frente sempre. Quando tiver placa indicando o Túnel Rebouças não vá e siga em frente, passe embaixo do viaduto e mantenha a direita, já é a rua da Casa Roberto Marinho.


De metrô


Desça na estação Largo do Machado, que é a mais próxima, e pegue um Uber ou 99.


De ônibus


No Largo do Machado tem algumas linhas de ônibus que seguem em direção ao Cosme Velho.




É uma ótima dica de passeio cultural pelo Rio e se estiver de carro, dá para visitar no mesmo dia, o Instituto Moreira Salles na Gávea. Ambos os lugares só estão atendendo com hora agendada online. São espaços com muita natureza e super agradáveis para ir com as crianças!



Vai viajar no Brasil? Acompanhe as dicas em tempo real no Instagram @maeefilhaviajantes e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bem legais e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos!


Reserve seu carro aqui pela Rentcars.


Tenha 5% de desconto no Seguro Viagem, Chip de Celular e Passagens Aéreas com o cupom MAEEFILHA5 da Seguros Promo.


Vai para o Nordeste? Contrate seus passeios e transfer com a Luck Turismo.


Viagem conectado pelo Mundo inteiro com o chip da EasySim4U.


Bom passeio!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page