top of page
  • Foto do escritorMãe e Filha Viajantes

Foz do Iguaçu/PR - Roteiro de 6 dias

Atualizado: 10 de fev. de 2021

Fomos aproveitar nossas férias de julho em Foz do Iguaçu. Saímos do Rio de Janeiro perto da hora do almoço. O voo demora em torno de 2 horas.

Chegamos em Foz, pegamos um táxi e fomos direto para o hotel. Ficamos hospedados no Bourbon que comentarei em outro post.

Na época que estivemos em Foz ainda não havia o serviço de uber. No hotel pedimos indicação de taxista, pois alugar carro não era nossa opção pela burocracia para atravessar a fronteira com a Argentina.

Fechamos com o taxista indicado pelo hotel todos os passeios que queríamos fazer e foi a melhor opção.

Em Foz existem vários hotéis e Resort bons para famílias com crianças. O Bourbon Cataratas, Mabu, Tarobá, Recanto Cataratas, Vivaz Cataratas.

O Bourbon e outros resorts ficam localizados na Av das Cataratas, próximo ao aeroporto e das cataratas do lado brasileiro e tem acesso fácil a outros pontos turísticos da cidade.

Não reserve menos de 5 dias para curtir Foz do Iguaçu, não irá se arrepender!

ROTEIRO DE 6 DIAS

1º DIA – Chegamos cedo na parte da tarde. Pegamos o táxi no aeroporto e fomos direto para o hotel deixarmos nossas malas.

Depois de fecharmos com o taxista os passeios dos nossos dias em Foz, seguimos para o Marco das 3 Fronteiras. O local marca a fronteira dos 3 países, Brasil, Argentina e Paraguai (a tríplice fronteira). O obelisco ali existente indica um ponto estratégico de encontro entre os 3 países. É uma atração para todas as idades. Tem uma área para as crianças brincarem, restaurante, lanchonete. O melhor horário para visitar o Marco das 3 Fronteiras é no final da tarde para ver o pôr do sol. Não conseguimos permanecer no local por muito tempo, pois estava muito frio e ventando demais.

Já estava anoitecendo e voltamos para o hotel para aproveitar um pouco do resort. A recreação do Bourbon é excelente! Difícil foi tirar minha filha do hotel para fazer os passeios. Depois do jantar ela foi para a recreação e foi assim todas as tardes, quando voltávamos dos passeios, e noites.

2º Dia – Saímos cedo e fomos para o PARQUE DAS AVES. O local é incrível! Você entra nos viveiros das aves que chegam bem perto dos visitantes. São 5 viveiros de imersão.

O viveiro das araras é o que mais atrai o público, principalmente as crianças, pois elas sobrevoam nossas cabeças. Passamos umas 2 horas no parque.

O parque oferece o serviço de backstage, que é a oportunidade de vivenciar os bastidores do trabalho de recuperação e conservação dos animais. O tour tem duração de 01:30h e possibilitará ao visitante entrar em algumas áreas restritas, ter o contato com as aves, além de alimentar os tucanos e flamingos. Este tour tem ingresso no valor de R$ 200,00 e crianças a partir de 3 anos já pagam valor integral.

Ingressos: R$ 60,00 inteira, R$ 30,00 (estudantes a partir de 9 anos e idosos com mais de 60 anos). Crianças até 8 anos a entrada é gratuita.

Horário de funcionamento: 08:30h às 17:00h (3ª a domingo)

Saímos do parque das aves e fomos caminhando até as CATARATAS DO IGUAÇU. Os

dois pontos turísticos ficam próximos.

Compramos ingresso na bilheteria do parque e partimos com destino às Cataratas.

Existem alguns pontos de desembarque no trajeto. O desembarque da trilha das Cataratas é o penúltimo, logo após o desembarque de quem vai fazer o macuco safari.

Não fizemos porque estava muito frio e nos molharíamos muito nesta aventura. O passeio é indicado para dias quentes. Descemos na parada da trilha das cataratas e já começamos nossa caminhada com um visual maravilhoso de várias quedas menores. É uma caminhada de 1.200 metros, com vários mirantes, locais para apreciarmos a vista e tirarmos belas fotos. No trajeto, observamos a presença de alguns quatis. A orientação é para as pessoas não comerem no parque, pois os quatis podem atacar para pegar a comida.

Ao final desta trilha, chegamos à garganta do diabo, a mais deslumbrante das quedas com 90 metros de altura. É recomendado usar capas de chuva para caminhar pelas passarelas, sem se molhar todo. Época de férias o parque estava muito cheio e não conseguimos ir até o final da passarela, mas só em já estar ali assistindo aquele fenômeno da natureza já era incrível!

No parque tem o restaurante Porto Canoas, onde você pode almoçar e apreciar uma vista espetacular das cataratas. A parada do ônibus para voltar a entrada do parque fica próximo ao restaurante.

As Cataratas do Iguaçu são consideradas uma das 7 maravilhas do Mundo e fazem parte do Parque Nacional do Iguaçu. O transporte dentro do parque é todo feito em ônibus, com 2 andares, sendo a parte de cima aberta para o visitante já ir apreciando o local.

Ingressos para brasileiros a partir de 12 anos – R$ 43,00; crianças de 02 a 11 e idosos a partir dos 60 anos – R$ 11,00 (valores de 2020).

O horário de funcionamento do parque é de 09:00 às 17:00h

3º Dia – Hoje foi dia de visitar a HIDRELÉTRICA ITAIPU BINACIONAL.

Fizemos 2 passeios: a Visita Panorâmica e Polo Astronômico.

O passeio panorâmico te leva para conhecer todo o espaço da usina. Antes de começar o passeio, os visitantes assistem um vídeo contanto um pouco sobre a história da usina, seus projetos sociais e outras atividades mantidas por ela. Após, entramos em um ônibus e vamos direto para ver a barragem. Tem algumas paradas no trajeto (Mirante Central, Vertedouro e Porto Kattamaram). Um guia vai contanto a história e alguns dados importantes da usina que foi construída entre 2 países (Brasil e Paraguai). Itaipu é considerada a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia limpa e renovável.

Nossa 1ª parada foi no Mirante Central. Aqui podemos observar a imensa barragem de concreto e os vários condutos que levam a água até as turbinas.

Seguimos para a 2ª parada, o Vertedouro que é a parte da barragem que permite escoar a água excedente do reservatório para que ele não transborde ou possa romper a barragem, em épocas de grandes cheias. Infelizmente não tivemos a sorte de ver os vertedouros abertos.

O passeio continuou até o Porto Kattamaram, mas antes passamos por cima dos verdedouros e chegamos no topo da barragem. O porto é a última parada do passeio panorâmico e é o local da onde sai o passeio de Kattamaram para ver o pôr do sol.

O outro passeio que fizemos foi o do Polo Astronômico que deve ser agendado com antecedência, pois há limite de vagas.

A visita começa na parte externa do polo onde recebemos informações dobre o sol e sua influência nas estações do ano. O guia foi explicando o funcionamento do relógio solar e como era utilizado nas civilizações antigas.

Já dentro do polo, no Espaço Universo, há uma experiência com as bolas de boliche, para os visitantes perceberem a diferença de peso das bolas em diferentes planetas e na lua.

Aprendemos também sobre os meteoritos, seus formatos, composições e como eles entram na atmosfera terrestre.

Depois fomos para o observatório, onde podemos observar o sol através do telescópio. Este passeio também pode ser feito a noite para observação da lua. Tivemos sorte de ir em um dia de sol e céu limpo, em dias nublados não é possível ter esta experiência.

Para finalizar a experiência, fomos para o planetário. Uma sala grande de projeção onde o teto é preparado para mostrar uma sessão virtual do céu. É colocado um vídeo onde há explicações sobre os planetas, constelações e galáxias. As poltronas são bem confortáveis e você fica deitado, mas no meu caso, como a sala era super gelada não consegui relaxar e sai da sala antes de terminar o vídeo que por sinal é bem longo.

Aconselho ir bem agasalhado.

No caminho de volta, passamos na Mesquita Muçulmana mas estava fechada.

Seguimos para o TEMPLO BUDISTA. Em seu jardim existem mais de 120 estátuas, sendo os destaques uma estátua do Buda de 7 metros de altura e outra de um templo budista.

O passeio começa pelo jardim e nos permite ficar algum tempo por ali apreciando a tranquilidade e beleza do local.

A entrada é gratuita e funciona de 3ª a domingo, de 09:30h às 16:30h.

4º DiaPARQUE NACIONAL DO IGUAZU - Saímos bem cedo do hotel pois ainda teríamos que passar na casa de câmbio para trocar o real por pesos argentinos. Não é aceito real para compra de ingressos na bilheteria do parque. Ainda precisei parar na polícia federal para apresentar a autorização de viajar sozinha com a minha filha. Nosso taxista nos levou a todos os lugares e tudo a caminho da Argentina. Ao chegarmos na fronteira, havia filas enormes de carros. Os táxis e ônibus de turismo tem preferência e passamos rápido pela fronteira. Não é necessário passaporte para entrar na Argentina pela fronteira com Foz do Iguaçu, apenas documento de identidade.

As Cataratas no lado argentino não são tão organizadas como no lado brasileiro. Estava muito cheio e muita confusão nas filas para pegar o trenzinho que nos leva até a Garganta do Diabo. O trem ecológico da selva, como é chamado, sai da estação central, parando na estação intermediária (Cataratas), por onde você poderá acessar as trilhas inferior e superior ou seguir no trem para a estação Garganta do Diabo. Para chegar na estação intermediária, o visitante que preferir ir andando pode pegar a trilha chamada “Sendero Verde” (caminho verde). A trilha é um caminho pavimentado de 650 m, aberto no meio da selva que leva o visitante até a estação intermediária. Fomos por esta trilha pois o trem na estação central tem horários para sair e não quisemos esperar.

Quando chegamos na estação intermediária ficamos surpresos com a quantidade de pessoas aguardando o trem para a estação da garganta do diabo. Teríamos que escolher uma trilha pois não seria possível fazer as 3 no mesmo dia. Preferimos ir para a Garganta do Diabo que achamos a mais bonita pelas fotos que vimos do parque.

O caminho da estação intermediária até a da garganta do diabo é longo, por isso neste trajeto o recomendado é esperar o trem para ir até lá.

Chegando na estação, nos dirigimos para a entrada da trilha, que é em passarelas de metal sobre o rio Iguaçu até chegarmos no ponto mais lindo de todo o parque, a Garganta do Diabo, uma gigantesca queda d´água com mais de 80 metros de queda. É uma vista espetacular! Dá até um cerdo “medo” ficar tão perto daquela imensidão de água!

A trilha para a Garganta do Diabo tem 2.200m (ida e volta). O percurso é todo aberto então não se esqueça de passar protetor solar mesmo no inverno, que foi a época que fomos e pegamos um dia bem quente no parque.

Existem banheiros e lanchonetes nas 3 estações.

A trilha do circuito inferior tem 1.700m. É feita por dentro da mata e os visitantes vão vendo as quedas de baixo para cima. No final desta trilha é possível pegar um barco e ir até a Isla San Martin. É uma trilha considerada fácil e é possível ver outras cachoeiras no caminho. Tempo estimado do trajeto 1:30h a 2:00h.

O circuito superior também tem cerca de 1.700m e é sobre passarelas onde o visitante terá a visão das quedas de cima para baixo. Tempo aproximado de percurso é de 2h e terminará na estação intermediária. Neste circuito o visitante passará por cima de várias quedas d´água.

O lado argentino das Cataratas do Iguaçu é mais estilo aventureiro. Muita caminhada por trilhas no meio da mata ou em passarelas sobre rios.

Para conseguir fazer as 3 trilhas é necessário chegar bem cedo no parque. Levar bastante água e protetor solar.

O parque abre todos os dias e seu horário de funcionamento é das 08:00h às 18:00h.

Na volta para Foz, paramos no Duty Free e compramos alguns chocolates e maquiagem. Não achei os preços atrativos.

5º DiaPARQUES DO COMPLEXO TURÍSTICO DREAMS

O complexo turístico fica muito perto do Bourbon onde ficamos hospedados. Apesar de já ter visitado outros museus de cera, resolvemos ir até lá e conhecer o de Foz.

Primeiro entramos no Parque dos Dinossauros que é uma área toda aberta e bem arborizada. São várias réplicas de dinossauros que emitem sons e se movimentam, espalhadas por todo o parque com placas informativas sobre a espécie de cada dinossauro.

Há no parque alguns outros atrativos para as crianças como o carro dos Flinststone e um caminhão parecido ao do Jurassic Park. Há também uma área com ovos de dinossauros.

O parque não é grande. É um passeio rápido.

Seguimos para visitar o MUSEU DE CERA e AS MARAVILHAS DO MUNDO.

O museu é composto por várias salas com cenários diversos e réplicas de personalidades da música, esporte, política, cinema, desenhos animados.

São réplicas muito bem feitas e algumas bem parecidas com a personalidade. Minha filha adorou o tempo que passamos no museu de cera.

AS MARAVILHAS DO MUNDO são um espaço de exposição em miniatura de famosos pontos turísticos do mundo. Já havíamos visitado um espaço igual a este em Gramado. São representações de monumentos como as pirâmides do Egito, Estátua da Liberdade, Cristo Redentor, palácio Taj Mahal, Torre Eiffel, entre outros.

Os ingressos para as atrações podem ser comprados na bilheteria ou pela internet. Nós compramos lá na bilheteria e tivemos um bom desconto, pois estavam fazendo uma promoção na hora para quem quisesse visitar as 3 atrações.

É possível comprar ingresso somente para uma única atração ou o combo. Crianças até 3 anos e 11 meses não pagam; 4 a 11 e idosos a partir dos 60 anos pagam meia tarifa.

Funcionamento de 3ª a domingo de 10:00h às 17:00h.

6º DIA – Tiramos este dia para aproveitar um pouco o resort que comentarei em outro post.

Esta foi a minha 2ª vez em Foz do Iguaçu e preferi não ir até o Paraguai com a minha filha. Já estive em Ciudad del este da outra vez e achei muita confusão e pouco seguro para levar crianças ainda mais em período de férias, época que os lugares ficam muito mais cheios.

Quer saber sobre a nossa experiência no BOURBON CATARATAS. Acesse e saiba mais.

Vai viajar no Brasil? Acompanhe as dicas em tempo real no Instagram @maeefilhaviajantes e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bem legais e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos!

Reserve seu carro aqui pela Rentcars.

Tenha 5% de desconto no Seguro Viagem, Chip de Celular e Passagens Aéreas com o cupom MAEEFILHA5 da Seguros Promo.

Vai para o Nordeste? Contrate seus passeios e transfer com a Luck Turismo.

Viagem conectado pelo Mundo inteiro com o chip da EasySim4you.