top of page
  • Foto do escritorMãe e Filha Viajantes

Jardim Ecológico Uaná Etê / Engenheiro Paulo de Frontin

Atualizado: 26 de mai. de 2021

Decidimos passar um final de semana em Vassouras, na Região do Vale do Paraíba, para visitarmos algumas fazendas históricas da época que o Vale do Café foi o grande produtor e exportador de café.


O Jardim ecológico Uaná Etê fica muito perto de Vassouras, uns 20 Km e resolvemos incluí-lo na viagem.


Saímos cedo de casa no RJ e fomos pela Via Dutra até Paracambi que é o melhor caminho. Ao entrarmos em Paracambi, ligamos o waze que nos levou corretamente até o jardim ecológico, que fica localizado em Sacra Família, às margens da RJ 121, aproximadamente 2:00h do RJ.



Seu nome significa “multidão de vagalumes”, encontro encantador que é visto com frequência ao entardecer na Região do Vale do Café.


Uaná Etê é um jardim ecológico de 135.000 m2, que propõe uma reflexão sobre arte e natureza. Possui vários jardins e atrações permanentes divididas nos JARDINS: SOL, BELA VISTA, CRISTAIS E SABEDORIA. Há ainda 5 gramados e trilhas. É um local único baseado em princípios de responsabilidade ambiental, unindo a arte e a natureza e rodeado pela mata atlântica.


Desde sua inauguração mais de 30 mil mudas foram plantadas em Uaná Etê.


A expressão traduz bem a essência do lugar: proporcionar experiências maravilhosas entre pássaros e céu azul, ou sob as estrelas.


O lugar também recebe eventos como casamentos, entre outros e hospedagem em um charmoso sobrado com cinco quartos, que acomoda até 18 pessoas, ideal para pequenos grupos, e duas Eco Hospedagens no topo do jardim, experiências incríveis de pernoite ecológico. Todas as construções de Uaná Etê utilizam reaproveitamento de materiais dentro de seu conceito de responsabilidade ambiental e sustentabilidade.


Ao chegar no Uaná Etê o visitante recebe um mapa do local. Nós começamos a visita pela parte inferior do parque, que é um gramadão, um lago e o bistrô Bromélias.



Após, caminhamos para a parte superior e foi só ladeira, tem que ter bastante disposição porque anda-se muito. O local é enorme, com muitas subidas e algumas partes sem proteção das árvores.


DICA 1: Não esquecer de passar protetor solar e repelente. Esqueci dos dois e quando cheguei no hotel reparei que estava bem vermelha e levei algumas picadas de mosquitos.


DICA 2: Para crianças pequenas o recomendado é ir com sling, pois boa parte do caminho é de terra cheio de pedrinhas, o que dificulta a locomoção com carrinhos de bebê.


DICA 3: O ideal para que vai com os pequenos é chegar no Jardim na parte da manhã. Como mencionei, tem áreas de campo aberto e com sol mais forte na parte da tarde, pode ser mais cansativo e incomodar as crianças.


AS ATRAÇÕES PERMANENTES NO UANÁ ETÊ


LABIRINTO DA MÚSICA – JARDIM BELA VISTA


É o 1º labirinto paisagístico dedicado à música do mundo. Neste jardim o visitante encontrará um percurso reflexivo e interativo sobre a importância do som e da música, como ciência e arte, na criação.



ÁRVORE DAS INFINITAS POSSIBILIDADES – JARDIM DA SABEDORIA


Uma das atrações mais procuradas do jardim. Na recepção tem fitas de cetim para os visitantes fazerem seus desejos e amarrar com fé à árvore.

Esta atração fica quase no final do jardim, depois de mais de 01 hora de caminhada. Um lugar belíssimo, com muitas árvores para poder refrescar e descansar antes de fazer o caminho de volta.

ÁRVORE DOS CRISTAIS – JARDIM DOS CRISTAIS


Espaço de reflexão sobre o reino mineral, a base natural de nossa eletrônica. Exposição de cristais. BOSQUE DOS SINOS – CUME DE UANÁ ETÊ.


Exposição permanente de sinos. Experimente cada um. Para chegar neste local, subimos a pior, a mais íngreme de todas as ladeiras, mas depois descobri que tinha uma outra trilha que levava a uma subida um pouco mais leve. Depois da subida veio a recompensa! Uma paisagem linda lá do alto, redes para descansar e umas das mais famosas artes do jardim, as asas da águia. Ficamos um tempinho ali descansando e apreciando a beleza do lugar.


CAMINHO DAS ACÁCIAS


Percurso de exercícios de aproximadamente 1,5km. Fazendo todos os exercícios você fica aproximadamente 2h no caminho. BIBLIOTECA NA FLORESTA


Unidade Ecológica em homenagem às asas libertadoras da educação e do conhecimento. Decorada com gaiolas quebradas nas sucessivas solturas de pássaros feitas em Uaná Etê pelo INEA. Os livros foram doados por convidados do jardim, sobre natureza, música, história.

OÁSIS DO LAGARTO


Pequeno oásis com lago, corredor de dormentes e areia de rio dedicado ao som da água. Brinquedos infantis.


ORQUIDÁRIO LENINE


Orquidário que tem o grande artista Lenine, especialista em orquídeas, como patrono.

OKAS DO JARDIM


Pequenas okas cavadas na terra, como as antigas cavernas de carvão da região, para apreciação do silêncio.



CACTÁRIO WILSON DAS NEVES


Coleção de cactos doada pela família do compositor, cantor e baterista Wilson das Neves.

SPA BOTÂNICO

Piscina de Lama, escalda pés, massagens (agendamento prévio – valores sob consulta) TRILHAS


Além de mais de 5 km de caminhos a céu aberto em Uaná Etê, é possível agendar trilhas no interior da floresta atlântica e desvendar as maravilhas da flora tropical exuberante.


É necessário agendamento prévio e os valores são cobrados a parte.

BOSQUE DOS EUCALIPTOS - TEIAS DE CORDA


Um bosque de eucaliptos centenários, com teias para deitar e olhar a copa das árvores.


O Círculo do Agora, um símbolo de que o tempo é circular.

GRAMADOS


No Jardim existem 5 gramados espetaculares onde é possível fazer piquenique ou jogar uma canga e simplesmente descansar e curtir a natureza.

COMO CHEGAR


Uaná Etê fica na RJ 121, nº 2265 (estrada que liga Vassouras a Miguel Pereira), na área rural de Sacra Família do Tinguá, distrito de Engenheiro Paulo de Frontin.


VALORES


Os ingressos tem valores variados dependendo do dia da visita. No site do Uaná Etê tem todos os valores.


Fomos em uma 6ª feira e havia uma promoção de R$ 26,00 por adulto e 01 criança até 12 anos gratuita.


HORÁRIOS


10h às 16h quinta-feira 10h às 18h sexta a domingo.


Crianças até 5 anos e 11 meses não pagam, máximo de 2 crianças por núcleo familiar.

Tem estacionamento gratuito no local.

O jardim fica localizado em uma reserva da mata atlântica, podendo haver problemas de sinal para pagamentos em cartão.


Recomendável levar dinheiro ou comprar os ingressos online.


Na compra do seu ingresso online, você ganha uma fita para enlaçar seu desejo na Árvore das Infinitas Possibilidades.


Existem programações em datas específicas agendadas no site do Uaná Etê.


No final do jardim tem um campo de girassóis, mas não é possível vê-los em todas as épocas do ano, estivemos agora em dezembro e já estava murcho. O festival dos girassóis aconteceu em 2020 no mês de novembro.


É um passeio lindo!! Mas vá preparado para andar, de roupas e sapatos confortáveis e leve água e um lanchinho para as crianças. Não há onde comprar na parte de cima do jardim.


Vai viajar no Brasil? Acompanhe as dicas em tempo real no Instagram @maeefilhaviajantes e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bem legais e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos!


Reserve seu carro aqui pela Rentcars.


Tenha 5% de desconto no Seguro Viagem, Chip de Celular e Passagens Aéreas com o cupom MAEEFILHA5 da Seguros Promo.


Vai para o Nordeste? Contrate seus passeios e transfer com a Luck Turismo.


Viagem conectado pelo Mundo inteiro com o chip da EasySim4U.


Bom passeio!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page