top of page
  • Foto do escritorMãe e Filha Viajantes

Largo do Boticário/RJ

O Largo do Boticário é uma relíquia arquitetônica e cultural da Cidade do Rio de Janeiro.


Escondido em meio a agitada Rua do Cosme Velho, cercado por densa vegetação, com casarões que fazem referência ao século 19, é um recanto bucólico com o privilégio de ter o Rio Carioca passando pelo local, onde ainda se pode ver este importante rio da cidade do RJ, correndo a céu aberto.


A história do LARGO DO BOTICÁRIO começa por volta de 1831, tendo passado por transformações e reformas, sendo as que deram sua aparência atual, ocorreram nas primeiras décadas do Século 20.




O largo leva esse nome por causa de um antigo morador, Joaquim Luís da Silva Souto, conhecido como o boticário por ser proprietário de uma Botica, na antiga rua Direita, atualmente Rua Primeiro de Março, no Centro do Rio.


O boticário, muito bem sucedido e que tinha entre seus clientes a família real, comprou terrenos na zona do Cosme Velho e mudou-se por volta de 1831 para o largo.


O Largo já foi residência de moradores de renome e famosos, que na prática fizeram a história do local em um dos pontos de atração turística do bairro do Cosme Velho.


Na sua época áurea, passaram pelos casarões do Largo do Boticário inúmeras personalidades brasileiras e estrangeiras, atraídas pelas festas e reuniões realizadas pelos moradores ilustres.


As primeiras mudanças no largo aconteceram durante a gestão do Prefeito Prado Júnior, que mandou substituir o chão de terra e o calçamento pé-de-moleque pelas atuais lajes de pedra.



As fachadas atuais dos casarões só começaram a ser dadas nos anos 1920, quando Edmundo Bittencourt, fundador do jornal Correio da Manhã, comprou o terreno e começou a construir casas em estilo neocolonial, transformando as existentes que eram térreas, para casas de 2 e 3 andares.


Em torno do ano de 1934, o arquiteto Lúcio Costa foi incumbido da reforma de duas das quatro casas do Largo, quando então utilizou-se igualmente de materiais de demolição, mantendo as características neocoloniais e é sem sombra de dúvida um dos conjuntos arquitetônicos mais pitorescos do Rio de Janeiro, não somente pela arquitetura, mas também pelas matas que o cercam assim como, por ter uma corredeira a céu aberto, exatamente das águas de um rio, o Rio Carioca, que faz parte da história da Cidade do Rio de Janeiro.


O Largo do Boticário é um dos poucos lugares onde se pode ver o rio Carioca correr a céu aberto.



O acesso para o Largo se dá através de uma pequena ruela, chamada Beco do Boticário, na Rua Cosme Velho. Esta pequena viela é cercada por casas antigas em sua esquina com a Rua Cosme Velho.


UMA CURIOSIDADE: O Largo do Boticário foi um dos cenários utilizados no filme 007 contra o foguete da morte, nos anos 70.


Com o abandono dos casarões do largo, entre 2006 e 2008, uma das casas foi ocupada por um grupo de sem-teto.


Em 2018 foi permitida a recuperação dos casarões, tendo o Grupo Accor comprado as casas para transformá-las em um hostel, respeitando o projeto original e a área ao redor, de floresta nativa que também é patrimônio listado pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural assim como as casas.


O projeto de revitalização tem previsão para ser entregue no primeiro semestre de 2021.


Na nossa visita (novembro/2020) ao LARGO DO BOTICÁRIO, os casarões estavam em reforma e nada fez lembrar os áureos tempos do lugar. Uma frustação!


O largo era muito visitado por pessoas interessadas em arquitetura e pela história do lugar.



Atrações Próximas


O Largo do Boticário fica poucos metros acima da Estação de Trem do Corcovado, portanto, pode ser visitado no mesmo dia por quem pretende subir ao Corcovado.


Próximo do Largo do Boticário, subindo à Rua Cosme Velho, fica a Casa Roberto Marinho. Nós aproveitamos a visita a Casa de exposições para conhecer o Largo do Boticário.


Saiba mais sobre a nossa experiência na CASA ROBERTO MARINHO.


Como chegar ao LARGO DO BOTICÁRIO?


A maneira mais fácil é de carro. Pela zona Sul, pegar o túnel Rebouças sentido zona Norte. Após o 1º túnel, tem a saída à direita para o Cosme Velho.


De metrô, descer na estação Largo do Machado e pegar a linha de ônibus que conecta com o Cosme Velho/Corcovado.




Vai viajar no Brasil?


Acompanhe as dicas em tempo real no Instagram @maeefilhaviajantes e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos!


Reserve seu carro aqui pela Rentcars.


Tenha 5% de desconto no Seguro Viagem, Chip de Celular e Passagens Aéreas com o cupom MAEEFILHA5 da Seguros Promo.


Viaje conectado no Mundo inteiro com a EasySim4you.


Vai para o Nordeste? Contrate seus passeios e transfer com a Luck Turismo.


Bom passeio!"




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page