top of page
  • Foto do escritorMãe e Filha Viajantes

Morretes/PR

Atualizado: 27 de jan. de 2021

Morretes é uma cidade pequena, típica cidade do interior. A cidade fica entre a Serra e o Litoral do Paraná, repleta de casarões preservados e restaurantes, que têm o barreado como prato típico. O Barreado é cozido por aproximadamente doze horas em uma panela de barro fechada, consiste em carne bovina temperada com cebola, alho, bacon e outros temperos servidos com farinha de mandioca, banana e arroz. Também pode ser servido com frutos do mar, principalmente peixe e camarão. Pouco se sabe sobre a origem do barreado, mas dizem que foi inventado pelos tropeiros, que criaram este delicioso prato para as longas viagens pela Serra do Mar, pois não se deteriorava durante o percurso.



Morretes está a 70 km de Curitiba (01:30H). É possível chegar pela BR 277, pela Estrada da Graciosa (uma das mais bonitas do país) e de trem.

O Rio Nhundiaquara corta a cidade, e nesta região se concentram os restaurantes e bares, além do comércio local com produtos artesanais como a cachaça. A cidade tem diversos alambiques onde se pode degustar todo tipo de cachaças locais. E para quem curte esportes radicais, o rio oferece ainda a prática de boia cross para os mais aventureiros, com passeios a apenas 6 km do centro da cidade.

Além de casarões históricos em estilos coloniais e a perfeita gastronomia local, Morrestes possui ainda passeios e trilhas em meio à Mata Atlântica, cachoeiras e rios, trilhas e prática de camping, parque temático e outras atrações ideais para a família e para quem busca descanso longe da agitação. A região atrai montanhistas, alpinistas e caminhantes que querem aventurar-se em uma imersão mais profunda. Um dos mais famosos é o Caminho do Itupava uma trilha bem sinalizada com paisagens de tirar o fôlego.


Morretes também possui um parque para as famílias que gostam de aventura, o Ekoa Park, que falarei em outro post.


Está planejando a sua viagem à Curitiba? Conheça o nosso ROTEIRO DE 07 DIAS POR CURITIBA.



Vai viajar no Brasil? Acompanhe as dicas em tempo real no Instagram @maeefilhaviajantes. Use nossos parceiros e ganhe muitos descontos! Você me ajudará a continuar produzir conteúdos bem legais e não pagará mais por isso!


Reserve seu carro aqui pela Rentcars.


Tenha 5% de desconto no Seguro Viagem, Chip de Celular e Passagens Aéreas com o cupom MAEEFILHA5 da Seguros Promo.


Vai para o Nordeste? Contrate seus passeios e transfer com a Luck Turismo.


Viagem conectado pelo Mundo inteiro com o chip da EasySim4U.


Bom passeio!

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page