top of page
  • Foto do escritorMãe e Filha Viajantes

Passeios Gratuitos no RJ com crianças

Atualizado: 9 de jan. de 2021

O Rio de Janeiro tem muitas atrações para as crianças curtirem. Praias, parques, museus, ecoturismo, aventuras radicais, um pouco de cada, conforme o gosto da criança e da família. Neste post destaco alguns pontos turísticos gratuitos. Não deixe de ler também o post sobre os programas pagos com crianças na cidade Maravilhosa.


Espero que gostem das dicas e depois me mandem um comentário dizendo o que acharam.


ZONA SUL

LAGOA RODRIGO DE FREITAS – um belo cartão postal do Rio de Janeiro com vista para o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor.


Para as crianças se divertirem tem o passeio de pedalinho, brinquedos infláveis, cama de elástico, aluguel de triciclos. O lugar é ótimo para corridas, caminhadas, andar de patins ou bicicleta. Se você preferir só curtir a paisagem, pode levar uma canga e jogar no gramado debaixo das árvores e relaxar. O local também é utilizado para comemorações de aniversários no estilo piquenique.


A água da lagoa não é apropriada para banho.


Todo o percurso da Lagoa tem 7,5 Km.

Na Lagoa também encontramos o Parque dos Patins que é uma área de lazer e fica próxima ao heliporto.


O parque conta com um ringue de patinação, banheiros públicos, amplo

estacionamento, parque infantil e restaurantes.


Tem aluguel de patins e bicicleta no local.




DA CATACUMBA – fica localizado no bairro da Lagoa, próximo ao corte do Cantagalo. O parque é excelente dica para as crianças que curtem ecoturismo e turismo de aventura. Há várias trilhas (gratuitas), arvorismo, tirolesa, muro de escalada e rapel (todas estas atrações são pagas).


Existem várias obras de artistas renomados expostas pelo parque, uma íngreme trilha, e o mirante de Sacopã, onde o pôr-do-sol é um dos mais bonitos da cidade juntamente com a belíssima vista da Lagoa, Corcovado e Pedra da Gávea.


É recomendado fazer as trilhas com os guias locais.


Há banheiros e lanchonetes no parque.


O parque é bastante inclinado, com muitas escadas e uma trilha de 40 minutos até o mirantes. Por isso, vá de tênis bem confortável, leve água e repelente.


Tem estacionamento na Av Epitácio Pessoa, em frente ao parque.


Localização: Av Epitácio Pessoa, nº 3.000, Lagoa

Horário de Funcionamento: 3ª a domingo de 8h às 17h.



PARQUE LAGE – É um passeio muito agradável, com várias atrações para as crianças. O parque tem um clima bucólico, muita área verde, onde destacam-se o lago, as ilhas artificiais, as pontes, o coreto e a gruta, construídos em argamassa, imitando rochas e troncos de árvores.


Os jardins que cercam a casa fazem parte do Parque Nacional da Tijuca. São organizados de forma geométrica e o entorno compreende 52 hectares de floresta exuberante, com variedade de espécies da Mata Atlântica, nas encostas do Maciço do Corcovado e ao lado do Jardim Botânico.


O parque foi tombado pelo patrimônio histórico e cultural da cidade do Rio de Janeiro. Lá funciona desde 1975 a Escola de Artes Visuais. Ao visitar o Palacete é possível ver vários artistas pintado.


Pode-se também circular dentro de uma das cavernas artificiais e admirar os aquários incrustados nas paredes. Os 12 tanques abrigam diversas espécies de peixes, priorizando espécies de biomas de rios brasileiros.


Há também no parque Lage parquinho infantil com brinquedos de madeira, trilhas, que

levam ao Cristo Redentor, o chafariz, áreas para piquenique e descanso.

O Parque Lage é um convite aos que desejam um contato próximo com a natureza. E qual criança não gosta de poder ficar livre, correr e se divertir!


Chegue cedo e aproveite para experimentar o café da manhã da cafeteria que fica ao lado da Escola de Artes Visuais. Depois do café, aproveite para fazer a trilha que leva até o morro do Corcovado.


Observações durante o período de pandemia: As cavalariças, capelinha, grutas, aquário, parque Infantil e áreas de piqueniques estão inacessíveis.


O Palacete e Bistrô Plage estão com capacidade reduzida, com o limite de 100 visitantes por hora.


Endereço: Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico.

Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 9h às 17h.

Entrada Gratuita

PARQUE GUINLE - O Parque Guinle era originalmente uma chácara adquirida pelo Dr. Eduardo Guinle para construir sua residência. Hoje a mansão dos Guinle é conhecida como Palácio das Laranjeiras, residência oficial do governador do Estado Rio de Janeiro.

O Parque Guinle, recebe muitas famílias com crianças em busca de um espaço ao ar livre para curtir a natureza e sair um pouco dos muitos prédios que ficam ao seu redor.


É um parque público com muitas áreas verdes, cercado por vegetação nativa da Mata Atlântica, pracinhas com brinquedos para as crianças e um lago com patinhos e gansos que as crianças podem alimentar. É um lugar tranquilo para passear, relaxar e tirar belas fotos.


O lugar também é perfeito para um piquenique

Não há estacionamento no Parque Guinle.

Endereço: Rua Gago Coutinho, 66 e Paulo César de Andrade, 70 e 106 – Laranjeiras.

Horário de funcionamento: 24 horas.

Entrada Gratuita


JARDINS DO PALÁCIO DO CATETE - O belo jardim fica nos fundos do Museu da República, que foi sede do governo federal quando o Rio de Janeiro era capital do Brasil.


É um passeio de contemplação da natureza, histórico e cultural.


Um espaço de muito verde, árvores, lago com patinhos, uma gruta de pedras, parquinho infantil e muita sombra debaixo das árvores para aqueles que desejam relaxar e curtir a beleza do lugar, enquanto as crianças brincam no enorme gramado.


Para quem quiser aproveitar o passeio nos Jardins para conhecer O Museu da República, o valor do ingresso é baixo (R$ 6,00) e aproveitará para conhecer, aprender e/ou ensinar uma pouco na nossa história para as crianças.


São 3 andares de muito conhecimento sob a passagem de vários presidentes da República até o encerramento da era presidencial no Palácio do Catete, em 1960, com Juscelino Kubitschel, com a transferência da capital Federal para Brasília.


O Palácio do Catete, passou então a ser organizado para abrigar o Museu da República, inaugurado a 15 de novembro de 1960. Com a transferência da capital para Brasília e a transformação do Palácio em Museu, seus jardins foram abertos ao público.


Em 1938 o Palácio do Catete e o Jardim foram tombados pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), hoje Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Com o tombamento, os traços paisagísticos do jardim ficam protegidos e preservados, não podendo passar por alterações sem que haja uma autorização prévia do IPHAN.


Horário de funcionamento:

Terça à sexta, de 10h às 17h;

Sábados, domingos e feriados, de 11h às 18h.

Ingressos:

R$ 6,00 (entrada franca às quartas-feiras e aos domingos);

Professores, maiores de 60 anos e crianças até 10 anos não pagam;

Estudantes e menores de 21 anos têm 50% de desconto.

Horário do Jardim:

Diariamente, de 8h às 18h.

O Portão da Praia do Flamengo funciona de segunda a sexta, de 8h às 18h. Sábados, domingos e feriados, o portão permanece fechado.

Endereço: Rua do Catete, 153 – Catete.


PRAIAS – COPACABANA/IPANEMA/LEBLON


Um fato excelente no Rio é que, como não faz tanto frio, mesmo no inverno é possível aproveitar suas praias ou apenas fazer uma caminhada pela orla ou alugar bicicleta para percorrer a ciclovia.


Na Zona Sul, ficam as praias mais procuradas do Rio por quem vem visitar a cidade: Leblon, Ipanema e Copacabana. Apesar de Copacabana ser a praia mais famosa da cidade, acho Ipanema e Leblon as melhores.


No posto 12 no Leblon, tem o Baixo Bebê, que é um playground a céu aberto, na praia, com vários brinquedos de plástico como balanços, castelos, barcos piratas. O parquinho é cercado para maior segurança das crianças. É uma delícia de passeio nos dias que a temperatura não está muito alta na cidade.


Fica localizado em frente à Rua General Venâncio Flores.


Próximo ao parquinho tem o quiosque Baixo Bebê que só vende produtos da marca Mãe Terra, com várias opções mais saudáveis para nossos pequenos.


Toda a orla, do Leblon à Copacabana, aos domingos, tem uma das pistas da Avenida Atlântica (avenida da praia), fechada para veículos e os moradores e turistas aproveitam para caminhar, andar de patins, skate ou bater papo com os amigos, sentados no calçadão ou embaixo das árvores.


Em Ipanema, a dica é ficar na praia até o fim do dia para desfrutar da vista que a Pedra do Arpoador oferece durante o pôr do sol!



Zona Norte

MUSEU AEROESPACIAL - O Museu Aeroespacial é o maior e mais importante museu de aviação civil e militar do Brasil.

Entre as aeronaves de destaque, encontra-se a réplica em tamanho original do “14 BIS”, primeiro avião mais pesado que o ar a conseguir decolar por seus próprios meios. As crianças vão se encantar com a exposição sobre a vida e as criações de Santos Dumont, o pai da aviação.


A exposição Esquadrilha da Fumaça, uma das mais frequentadas, os pequenos vão ficar encantados com a exibição do avião T6D-1959.


São vários modelos de aviões e helicópteros em exposição.


Com o objetivo de preservar e promover a história da aeronáutica no Brasil, o Museu apresenta uma coleção de aeronaves de grande valor histórico e tecnológico. Além disso, há um acervo para consulta com documentos, fotografias, slides, negativos e filmes.


Todos os fins de semana e feriados, das 08:00 às 15:00 horas, o Museu disponibiliza um espaço em sua área externa para a prática do aeromodelismo, como forma de estimular o interesse pela aeronáutica.


Endereço: Avenida Marechal Fontenelle, 2000, Sulacap, Campos dos Afonsos.

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 16h.

Tem estacionamento no local.

Entrada Gratuita.



MUSEU DA VIDA - O Museu da Vida pertence à Fundação Oswaldo Cruz, e é um espaço para atiçar a curiosidade e enxergar a ciência em pequenos detalhes do dia a dia. O museu está localizado na Fiocruz e oferece um amplo espaço ao ar livre. Para as crianças, a diversão é garantida, pois no local existem várias atividades e você passará uma boa parte do seu dia para conhecer tudo.


No Parque da Ciência, os visitantes podem escalar uma célula gigante, entender a orelha humana por dentro, criar luz sem energia elétrica, ir até a Pirâmide e montar um modelo de cédula e muito mais.


Na Pirâmide, as crianças se transformam em verdadeiras cientistas, usando equipamentos de pesquisa e realizando experimentos.


Na Tenda da Ciência é onde ocorrem as peças de teatro.


No Epidauro, a ciência e a arte se encontram em atividades que desafiam e exploram os cinco sentidos.


No Castelo Mourisco os visitantes fazem um passeio ao Rio de Janeiro do início do século 20, época da sua construção.


As atividades são pensadas para todas as idades e há a presença de mediadores para esclarecer todas as dúvidas.


Endereço: Avenida Brasil, 4.365 (na altura da passarela 6) – Manguinhos.

Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 16h30, e aos sábados das 10h às 16h.

Entrada Gratuita.

Tem estacionamento no local.




Quinta da Boa Vista – É um dos maiores parques urbanos da cidade do Rio de Janeiro. Trata-se de uma enorme área verde, com farta vegetação, belas árvores e áreas gramadas, além de contar com um lago com pedalinhos.


É muito procurada por famílias que querem comemorar os aniversários dos filhos com um piquenique.


A Quinta da Boa Vista é marcada pela história. De fato, foi ela quem protegeu a família real até a proclamação da república, mais de 80 anos. Dom João XI veio de Portugal e se hospedou logo ali, e se fixou toda a sua família.


No lago pode-se alugar pedalinhos, e também alugar triciclos com um toldo de cobertura onde duas pessoas podem pedalar sentadas. Ainda nas margens do lago encontram-se uma espécie de caiaques ou canoas a remo para aluguel.


Dentro da Quinta da Boa Vista está localizado o Rio Zoo que é um passeio pago.


Endereço: Avenida Pedro II, s/n, São Cristovão.

Horário de Funcionamento: de 7h às 18h.

Entrada Gratuita

BARRA DA TIJUCA/RECREIO DOS BANDEIRANTES

BOSQUE DA BARRA – O local é muito procurado pelas famílias com crianças aos finais de semana para um piquenique. É amplo, uma área verde enorme, ótimo para uma caminhada, andar de bicicleta ou simplesmente, sentar ao redor do lago e relaxar.

O Bosque é um refúgio e habitat de alguns animais que viviam nos mangues da Barra da Tijuca e foram retirados para as construções de vários empreendimentos. É a morada de jacarés do papo-amarelo, capivaras, micos, entre outros.

Na entrada do Bosque tem triciclos para alugar. A caminhada até lago é um pouco longa, mas vale a pena. Muito cuidado com as crianças no lago, apesar de ser cercado por troncos sempre é bom reforçar a atenção, pois existem jacarés, que geralmente são mais visíveis embaixo na ponte.


Não esquecer de levar repelente, protetor solar, água e lanches para as crianças, pois não existem lanchonetes no local. Um pouco antes de chegar ao lago, tem um parquinho infantil com alguns brinquedos.


Endereço: Avenida das Américas, 6.000, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ.

Funcionamento: Terça a domingo, das 7h às 17h.

Entrada Gratuita

Tem estacionamento no local, mas chegue cedo porque há poucas vagas.



PARQUE ECOLÓGICO CHICO MENDES - A reserva ambiental é uma ótima opção para as crianças interagiram com a natureza. É habitat de espécies animais ameaçadas de extinção, como o jacaré-de-papo-amarelo. Além da vasta área verde, para deixar os pequenos bem à vontade, o parque oferece estrutura de lazer com playground, espaço para piquenique e um deque novo, que fica a 200 metros da sede do parque, após uma pequena trilha sinalizada, plana e larga.


O parque tem várias trilhas sinalizadas e de fácil acesso.


É um local bem agradável para passar algumas horas com as crianças brincando ao ar livre e curtindo a natureza.

Endereço: Avenida Jarbas de Carvalho, 679 – Recreio.

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 8h às 17h.

Entrada Gratuita.


ÁREA CENTRAL

PARQUE DAS RUÍNAS - É um parque público e centro cultural, ótimo espaço para desfrutar de atividades culturais com a criançada e ter uma linda vista de alguns pontos turísticos do Rio de Janeiro. O Centro Cultural do parque oferece programação como exposições, teatros infantis, apresentações de música e circo.


No andar térreo há um café e um mirante, mas é no último andar do casarão de 3 andares que a vista impressiona. Com o céu claro, o visitante poderá ver a Baía de Guanabara, o aeroporto Santos Dumont, Marina da Glória, Pão de Açúcar e a área central da cidade.


Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa.

Horário de funcionamento: de 3ª a domingo, das 8h às 18h.

Entrada Gratuita

Reserva um dia para visitar Santa Teresa e conhecer também o Museu da Chácara do Céu, uma casa modernista com seus belos jardins e vista da Baía de Guanabara, que fica ao lado do Parque das Ruínas, a Escadaria Selarón (um mosaico gigantesco que fica entre Santa Teresa e a Lapa) e os restaurantes famosos da região.


A entrada ao museu não é gratuita, mas vale a pena o valor que é cobrado de R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia). Crianças até 12 anos e idosos acima dos 65 anos não pagam.


O museu fica aberto diariamente, exceto às 3ª feiras, das 12h às 17h e tem entrada gratuita para todos às 4ª feiras.


A melhor maneira de chegar à Santa Teresa é através do bonde que sai dos Arcos da Lapa ou pegá-lo lado do prédio da Petrobrás, na Avenida Chile, Centro da Cidade, até a estação Curvelo. De lá dá para ir a pé até os Parques das Ruínas e Museu Chácara do Céu


Outra opção é ir de metrô até a estação Glória e depois pegar uma Van que leve até o Curvelo.

Valor do Bonde: R$ 20,00

Horários de Funcionamento:

2ª a 6ª de 8h às 15h

Sábados, domingos e feriados de 10h às 15h


MUSEU HISTÓRICO DO CORPO DE BOMBEIROS - com seu acervo composto de objetos que revelam o percurso histórico, artístico e tecnológico em nosso país, o visitante poderá conhecer aspectos relevantes da história e da memória do primeiro Corpo de Bombeiros do Brasil, criado em 1856 pelo Imperador D. Pedro II, Patrono da Corporação.


Este museu vai deixar os pequenos ainda mais encantados por estes heróis! Está instalado dentro do Comando Geral dos Bombeiros, em um prédio anexo com dois pavimentos. O acervo é composto por réplicas dos objetos de D. Pedro II, inclusive por burros que puxavam os carro-pipa e escada magirus antiga.


Por estar localizado dentro de uma unidade militar, não é permitida a entrada no quartel com as seguintes vestimentas.

- Mulheres: chinelos, bonés, saias ou vestidos acima do joelho, shorts, bermudas, camisetas decotadas e roupas com transparência.

- Homens: chinelos, bonés, shorts, bermudas e camisetas.

Crianças até 10 anos não estão incluídas nas restrições.

Endereço: Praça da República 45 – Centro.

Telefone: (21) 2333-3133.

Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 09h às 17h.

A visita guiada tem que ser agendada.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page