• Mãe e Filha Viajantes

Região dos Campos Gerais/PR - Colônia Witmarsum

Atualizado: Jan 26

A região dos Campos Gerais é composta por vários municípios paranaenses. Localiza-se no centro-leste do Estado do Paraná. A região é rica em formações rochosas e cachoeiras que formam belíssimos cenários.


Ponta Grossa é a principal cidade desta região.


Publicarei 3 posts sobre a região com dicas de passeios incríveis para ir em família e curtir a natureza . É uma ótima sugestão de roteiro para dividir os dias de sua viagem junto com a capital paranaense!


Vamos falar sobre a Cidade de Carambeí, a Colônia Witmarsum e algumas cachoeiras de Ponta Grossa.


Este post é o relato da Flávia Sphair do blog www.turismoemfamilia.com.br, que nos permitiu contar aqui no blog um pouco da experiência dela e da sua família.





Witmarsum: Delícias e turismo rural em família na Alemanha pertinho de Curitiba!

A colônia Witmarsum é um lugar tão gostoso de aproveitar em família que já repetimos a dose algumas vezes. Por morarmos em Curitiba, sempre que pensamos em fazer um passeio agradável, estruturado e próximo acabamos indo para lá, e nunca nos arrependemos. Temos memórias deliciosas desse cantinho alemão a apenas cerca de 60km da capital paranaense, no município de Palmeira/PR.


Witmarsum é acessível no sentido Ponta Grossa, se sair de Curitiba. É um local tranquilo e agradável para fazer várias paradas em restaurantes, lojinhas e outros atrativos rurais. Vá de carro, e assim você consegue aproveitar bastante do local.


É possível sim fazer bate-volta de Curitiba ou mesmo Ponta Grossa, como a maioria faz, mas também vale a pena aproveitar 1-2 noites para conhecer mais da região dos Campos Gerais. Esta área tem paisagens lindas e muitos riachos, é possível combinar sua viagem com mais dois locais muito bonitos bem ao lado de da Colônia Witmarsum.



O primeiro deles é o Recanto dos Papagaios, um parque gratuito na natureza com um rio e pequenas quedas de água, pontes e churrasqueiras que gostamos tanto que fizemos o ensaio da minha primeira gravidez no recanto. Nos finais de semanas de sol naturalmente pode encher, mas nos demais dias é bem tranquilo.


Já o segundo local que fica em frente a estradinha de acesso à Witmarsum, caso esteja indo no sentido Curitiba-Palmeira, é a Cachoeira do Panelão. Ali tem estrutura, piscinas naturais com salva-vidas e é um lugar impressionante.


Por fim, o Passeio ao Parque de Vila Velha, incluindo as formações rochosas de esculturas de Arenitos, Furnas e a Lagoa Dourada rendem um passeio delicioso, e vale sair cedinho para passear por toda essa natureza, e seguir para almoçar em um restaurante e mesmo café colonial nesta área rural.


Voltando a localização principal do post, quando você chega na Colônia Witmarsum, você tem aquela paz que o campo proporciona de casas sem muros de jardins bem cuidados, pequenos negócios de artesanatos e comércios, e tudo dentro de uma comunidade tranquila e bonita. O que talvez mais movimente a região é a produção de laticínios, visto que há uma boa distribuição até Curitiba dos queijos e leite produzidos por lá.


Há uma rua principal asfaltada que onde estão estas casinhas e atrativos, e dá vontade de fotografar muitos cantinhos gostosos de lá! Bem no centro há um pequeno museu histórico da cidade, assim como um ponto de informações turísticas nele, que já pode ser sua primeira visita.


Se conseguir, antes de ir, ou em na sua primeira parada, vale a pena conferir o mapa dos estabelecimentos parceiros da Colônia Witmarsum, que inclusive possui sua própria associação que inclui pousadas, restaurantes, lojas, pesque pagues e outras opções – você pode ver mais no Instagram Turismo Colônia Witmarsum. Alguns deles que já conhecemos são:


Restaurante Bauerhaus (atualizado março/20 – não está atendendo): este é um dos mais distantes do centro, mas isso significa ser menos de 3km dele. Este espaço nos rendeu um dia tão gostoso que não vimos a hora passar e mesmo em um feriadão de sol estava tranquilo.


Eles possuem uma mini fazenda onde é possível ver galinhas, ponei, coelho e mais alguns animais. A área verde é como um grande quintal de casa, e tinha balanço para 3 irem juntos, pneus de balanço, e até um slackline instalado que me diverti revezando com o Mateus. Ali também tem uma loja de artesanatos e produtos locais vendidos pelos proprietários e seus familiares.


O restaurante tem um buffet livre de comida típica alemã, à vontade. Tudo com aquele tempero de casa, e boa variedade. Comi Chucrutes, Eisben (joelho de porco cozido), salsichões, marreco recheado e muitas outras delícias. Todos são muito prestativos, e ainda rolou o passeio de carroça, uma voltinha rápida conduzida pelo dono.


Ponyland: Como é possível imaginar, tem sim pôneis, e uma área verde com algum parquinho, mas bem ampla para correr e brincar. Ali também tem sistema de buffet, mas um pouco mais simples e menos típico, mas não tem problema nenhum chegar para levar as crianças no passeio apenas. Só considere horários em finais de semana ensolarados e feriados, porque o cercado dos pôneis não é tão grande, mas a fila… não dá pra dizer o mesmo.


Confeitaria Kliewer e Loja Toll: Uma na frente da outra, nós sempre batemos cartão nelas. A Toll tem muitas peças lindas em madeira e artesanatos delicados, de muitos tipos, vale conhecer.


Do outro lado da rua está a Confeitaria Kliewer, que também funciona além do final de semana (a maioria dos estabelecimentos atende em feriados e finais de semana, é melhor confirmar horários se for outro dia) tem muitas delícias como o apfelstrudel, a torta de requeijão e muita, mas muita coisa boa, salgada e doce. O café colonial atrai muitos grupos, desde famílias com crianças que aproveitam o ótimo parquinho da confeitaria; até grupos de motoqueiros que fazem passeios com uma parada estratégica na Kliewer.


As delícias Alemãs do Bierwit

Ali eles vendem produtos locais como queijos e biscoitos, mas nós não deixamos de ao menos levar um pedaço de torta pra casa, aliás, o preço é muito bom!


Restaurante Bierwit: Comida alemã a La Carte de primeira com tudo o que tem direito encontramos no Bierwit, também localizado na rua principal, mas já um pouquinho mais para frente do centrinho da Colônia Witmarsum. Comemos do bom e do melhor e o atendimento com as crianças foi muito bom. Tem uma foto do prato do restaurante e bem, dispensa mais comentários meus.


Por fim, a colônia é um espaço tanto gostoso que vale sim conhecer e aproveitar. Ali eles inclusive fazem alguns eventos ao longo do ano, é bacana ficar de olho para aproveitar a oportunidade de conhecer o destino nestas épocas também.


Além do que mencionei, há outros estabelecimentos para passar o dia, fazer passeios (como de trator), e mais opções de restaurantes e cafés coloniais, e lá é tudo gostoso, difícil errar, e maioria destes locais possuem espaços para descanso ou passeio, como redários, gramados e aquele clima de campo super gostoso!



Mais do que recomendo ir para Witmarsum com a família, porque é tudo lindo, cuidado e gostoso. Que tal planejar sua primeira, segunda ou próxima ida para lá? Não vai se arrepender, como certeza!

Posts recentes

Ver tudo

E-book Serra Gaúcha

Vai viajar e quer saber tudo sobre a Serra Gaúcha? Confira nosso e-book e receba dicas incríveis!

WhatsApp Image 2020-09-06 at 18.42.27.jp

Dicas de Livros

Separamos dicas de alguns livros maravilhosos para você curtir na espera do seu vôo.

transferir (1).png

O que você está buscando?

Nos encontre nas

redes sociais

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Amazon - Círculo Branco

Principais Destinos

20190114_081907.jpg

​Resorts

DSCN9186.JPG

Hotéis Fazenda

DSCN1083.jpg

Parques

Nossos Parceiros