top of page
  • Foto do escritorMãe e Filha Viajantes

Roteiro de 07 dias em Curitiba

Atualizado: 28 de jan. de 2021

1º DIA – Chegamos cedo na cidade. Pegamos o uber no aeroporto e fomos direto para o hotel deixarmos nossas malas.


Depois seguimos para o Jardim Botânico. Ficamos umas 2 horas passeando pelos lindos jardins floridos. Era julho/2019, mês de férias e os pontos turísticos bem cheios.


Após fomos conhecer o MON (Museu Oscar Niemayer). Na entrada do museu tem um bistrô onde almoçamos.


O museu é enorme e lindo! Passamos algumas horas ali dentro.


Minha filha adora capivaras e estava louca para vê-las de perto. Saímos do museu e fomos para o Parque Barigui. Por sorte, encontramos as capivaras! O parque é bem grande, ótimo para um pique nique e passar o dia com a família.


Já estávamos cansadas de tanto andar e já era finalzinho da tarde, mas como era perto do parque, fomos até a Torre Panorâmica da Oi ver o porto sol das alturas.


Depois do dia de passeios, voltamos para o hotel. Foi uma ótima escolha. Hotel bem localizado e apartamento confortável.


A noite fomos jantar no Shopping Curitiba que ficava próximo ao hotel.



2º Dia – Saímos cedo e fomos caminhando até a Praça Japão. É uma praça linda, cheia de cerejeiras, construída em homenagem aos imigrantes japoneses que chegaram na cidade. Na praça tem o portal japonês, a casa de cultura e a casa de chá que não estava aberta quando chegamos.


Dali, pegamos o uber e fomos para o ponto de encontro em frente à Universidade Federal do Paraná, no Centro, para fazermos o Walking Tour.


É um passeio gratuito que acontece aos sábados às 11h. No período de 2h voluntários levam os visitantes para conhecer o centro histórico da cidade contanto um pouco da história de Curitiba, e ao final você contribui com o valor que achar que valeu àquela experiência.


Há paradas em alguns pontos de interesse histórico como a Rua das Flores, Paço da Liberdade, Mercado das Flores, Praça Tiradentes, Catedral de Curitiba, Largo da Ordem, Pavilhão Étnico do Memorial de Curitiba e Boca Maldita. Vale muito o passeio!


Após a caminhada, fomos para o Shopping Estação almoçar. Dentro do Shopping conhecemos o Museu Ferroviário. É bem pequeno, rapidinho você conhece.


Após o almoço, nos dirigimos para o Bosque Alemão para assistirmos a última sessão da contação de história na casa das Bruxas que acontece todos os finais de semana em 03 horários (11h, 14h e 16h). O parque na minha opinião é o melhor para crianças. Um bosque com a trilha do João e Maria. Falo melhor sobre ele em outro post.


3º Dia – Hoje foi dia de passeio com o ônibus de turismo. Fomos caminhando até a Rua 24h onde tem uma parada do ônibus.


Para utilizar o ônibus você deverá adquirir um cartão no valor de R$ 50,00 (julho/2020) e tem direito a embarques ilimitados pelo período de 24 horas. O cartão é adquirido direto no ônibus no 1º embarque e somente é aceito dinheiro. O ônibus passa em cada ponto turístico a cada 30 min. Funciona de 3ª a domingo no horário de 09h até 17:30h.

Durante o período de férias passa a funcionar todos os dias. Crianças a partir de 5 anos já pagam valor integral da tarifa.


Nossa 1ª parada foi na UNILIVRE (Universidade Livre do Meio Ambiente). Seguimos para a Ópera de Arame. De lá, fomos para o Parque Tanguá. Demoramos bastante tempo no parque. O contato com a natureza nos parques de Curitiba é maravilhoso! Cada vista de tirar o fôlego!


Dali seguimos para o Memorial Ucraniano. O memorial faz parte do Parque Tingui mas pela linha de turismo são 2 entradas diferentes e alguns quilômetros de caminhada, como já havíamos andando bastante, preferimos ir direto para o Memorial e vimos o belo parque das janelas do ônibus. O Memorial Ucraniano é pequeno, foi um passeio de 30 min para aguardar o próximo ônibus.


Já era tarde e ainda não tínhamos almoçado. Fomos para Santa Felicidade, o bairro italiano de Curitiba e com várias cantinas. Pensei em conhecer o famoso restaurante Madalosso mas a fila de pessoas aguardando para almoçar era gigantesca. Procuramos uma outra cantina. Depois de almoçarmos, andamos na avenida principal onde tem uma casinha dos Chocolates Florybal de Gramado. Ficamos ali algum tempo e já no finalzinho da tarde, retornarmos para o hotel.


4º Dia – Amanheceu chovendo e era 2ª feira, dia que os museus não abrem nem em período de férias. A única alternativa era o shopping. Passamos o dia no shopping. Minha filha patinou no gelo, almoçamos, comemos uns cupcakes da Goodies e fomos ao cinema. A noite resolvemos ir à uma pizzaria indicada para crianças, a Pizzaria Carolla. Eles têm um espaço para crianças, o Carollinha Kids, com oficinas onde elas podem fazer suas próprias pizzas. Achei a ideia bem legal e a pizza é gostosa. Fica no bairro Alto da XV, na Rua Itupava, 1.709.



5º Dia – Hoje fomos fazer o famoso passeio de trem até Morretes. Acordamos bem cedo, pegamos o uber para a Rodoferroviária de onde partem os trens para Morretes. É um passeio de dia inteiro e conto no post sobre Morretes.


6º Dia – Dia de Beto Carrero. Foi o único passeio que eu comprei com agência de viagens. A distância entre as 2 cidades é de 203 Km, 02:30h de viagem. O motorista da agência passa às 06h para pegar as pessoas nos hotéis e só retorna às 22h. É um passeio bem cansativo por isso eu recomendo ir de agência e não por conta própria com carro alugado. Falo do Beto Carrero em outro post.


7º DIA – Dia da despedida. Nosso voo só sairia no final da tarde. Acordamos mais tarde, arrumamos as malas, fizemos o check out e fomos dar uma volta nas proximidades do hotel. Deixamos as malas na recepção e voltamos mais tarde para pegá-las e ir para o aeroporto.


Acabamos andando até o Shopping mais badalado de Curitiba, o Pátio Batel. Almoçamos lá e ficamos algum tempo até dar a hora de nos despedirmos da cidade.


Amamos estes dias em Curitiba! Fomos embora já querendo voltar. Que cidade linda e limpa! Me senti segura em todos os lugares que fui com a minha filha. É um ótimo destino para as mães ou pais que ainda não tiveram coragem de viajar sozinhos com seus filhos. É uma experiência incrível!!!


Quer conhecer um parque ao ar livre pertinho da capital paranaense? Saiba mais sobre o EKOA PARK, em Morretes.


Que tal conhecer a pitoresca cidade de MORRETES? Leia mais sobre nosso passeio em MORRETES.




Vai viajar no Brasil? Acompanhe as dicas em tempo real no Instagram @maeefilhaviajantes. Use nossos parceiros e ganhe muitos descontos! Você me ajudará a continuar produzir conteúdos bem legais e não pagará mais por isso!


Reserve seu carro aqui pela Rentcars.


Tenha 5% de desconto no Seguro Viagem, Chip de Celular e Passagens Aéreas com o cupom MAEEFILHA5 da Seguros Promo.


Vai para o Nordeste? Contrate seus passeios e transfer com a Luck Turismo.


Viagem conectado pelo Mundo inteiro com o chip da EasySim4U.


Bom passeio!



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page