top of page
  • Foto do escritorMãe e Filha Viajantes

Vale do Café - Conheça a história - RJ

Atualizado: 27 de fev. de 2021

O Vale do Café está localizado no Vale do Paraíba Sul Fluminense. É chamada assim a região onde o café foi a principal fonte de renda no Século XIX. Naquela época, a região produzia 75% do café consumido no mundo, garantindo ao Brasil a liderança mundial na produção e exportação de café. Os municípios de Vassouras, Valença, Rio das Flores, Barra do Piraí, Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Paty do Alferes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul e alguns distritos como Ipiabas e Conservatória, que pertencem a Barra do Piraí e Valença, respectivamente, destacam-se, pois ainda preservam no casario antigo, igrejas, estradas e fazendas, que pertenceram aos famosos barões do café, um importante capítulo da história do Brasil imperial.

O apogeu da região ocorreu entre as décadas de 1850 e 1860, tornando-se a mais rica do Brasil. No final do século 19, a época de ouro do café na região chegou ao fim com a abolição da escravidão e a exaustão das terras. A maioria das fazendas ficou abandonada durante décadas. Somente nos anos 1990 alguns proprietários decidiram abrir as portas para o turismo. Hoje, a história da região pode ser vista por todos os cantos das cidades.


Fazenda União


Alguns resolveram apostar na volta da produção do café, como as Fazendas União, Alliança e Florença. Diferente dos antigos fazendeiros, os novos produtores têm como principal preocupação o cuidado com a terra, com o meio ambiente e, principalmente, com a qualidade do produto final.


Conheça a nossa experiência na FAZENDA FLORENÇA, em Conservatória.

Todo o Vale do Paraíba ficou marcado, durante muitos anos, como uma região falida, remanescente de uma sociedade escravocrata e que promoveu a derrubada maciça da mata atlântica para o plantio do café. Porém, essa mesma sociedade, no século XIX, projetou o Brasil no cenário mundial como o maior produtor e exportador de café do mundo. O ciclo do café foi, economicamente, muito mais representativo, em termos de ganho que o Ciclo do Ouro, tão mais comentado. E esse fato trouxe para o Brasil um desenvolvimento econômico enorme.


O dinheiro do café construiu ferrovias, iluminação pública e proveu todo o tipo de investimento em infraestrutura que o Brasil fez durante esse período, além dos verdadeiros “palácios rurais” que são as fazendas históricas construídas pelos nobres da região.


À medida que as famílias cafeeiras ganhavam dinheiro com o café elas importavam o luxo que a Europa, principalmente a França, tinha a vender na época. Esse legado histórico e econômico, que foi deixado para nós brasileiros, alimenta toda a região até os dias atuais, através dos museus e fazendas da região.


Fazenda Florença


Curiosidade: você sabia que com a Abolição da Escravatura, no dia 13 de maio de 1888, com a assinatura pela Princesa Isabel da Lei Áurea, que decretava a libertação dos escravos no país, as senzalas, que eram os negros escravos viviam, foram destruídas em quase todas as fazendas da região como forma de por fim a um período tenebroso e como símbolo de liberdade?

Recentemente, com a exploração do turismo de isolamento procurado por muitas famílias neste momento que estamos vivendo, onde o contato com a natureza, passeios ao ar livre e aproveitar momentos em família voltaram a ser os passeios preferidos pela maioria das famílias, a Região do Vale do Café voltou a ser muito procurada e a história do passado do nosso país relembrada.

O passeio pela região é incrível! São diversas fazendas e serão necessárias algumas viagens para conhecer a maior parte delas.



Vai viajar no Brasil? Acompanhe as dicas em tempo real no Instagram @maeefilhaviajantes e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bem legais e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos!


Reserve seu carro aqui pela Rentcars.

Tenha 5% de desconto no Seguro Viagem, Chip de Celular e Passagens Aéreas com o cupom MAEEFILHA5 da Seguros Promo.


Vai para o Nordeste? Contrate seus passeios e transfer com a Luck Turismo.


Viagem conectado pelo Mundo inteiro com o chip da EasySim4U.


Bom passeio!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page