• Mãe e Filha Viajantes

Bosque do Papa e Memorial Ucraniano

Atualizado: 21 de set. de 2020

Inaugurado em dezembro de 1980 em comemoração à visita que o Papa João Paulo II fez à Curitiba neste mesmo ano. A homenagem também foi destinada ao povo polonês, que é parte importante na história da cidade. O bosque oferece aos visitantes um delicioso clima de paz e tranquilidade em meio ao verde.


No Bosque João Paulo II, conhecido como Bosque do Papa, encontram-se 7 casas típicas polonesas em forma de aldeia, construídas no início da colonização polonesa na região de Curitiba por volta de 1878 e remontadas no bosque. As casas, feitas de troncos de pinheiro encaixados, abrigam a história e a cultura dos imigrantes poloneses. Na primeira casa foi instalada a Capela em homenagem à Virgem Negra de Czestchowa, padroeira da Polônia. Essa casa é a mesma que foi visitada pelo Papa em cerimônia quando ele esteve em Curitiba. Transferida para o parque, hoje é ponto de oração entre os católicos.




Ao caminhar pelo bosque, que tem mais de 46.000 m² de área verde, você irá se deparar com uma grande estátua do Papa João Paulo II. Outra homenagem em meio ao percurso do bosque é para o astrônomo e matemático polonês Nicolau Copérnico.



Em datas determinadas épocas (na Páscoa, julho, agosto, outubro e o dia de São Nicolau), ocorrem as festas típicas da colônia polonesa com muita música, folclore dos descendentes vestidos nos floridos trajes típicos do país.


O Bosque do Papa faz parte da linha de turismo


Fica bem perto do Museu do Olho podendo programar os dois pontos turísticos para o mesmo dia.


Localização: Rua Mateus Leme X Rua Wellington de Oliveira Viana, Centro Cívico

Entrada Gratuita


Horário de funcionamento do Bosque: diariamente das 08 às 18 horas

O Memorial da Imigração Polonesa fecha nas segundas-feiras para conservação e limpeza.


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo