top of page
  • Foto do escritorMãe e Filha Viajantes

Museu Catavento/SP

Atualizado: 21 de set. de 2020

O Catavento é um museu interativo dedicado às ciências. Inaugurado em 2009, tem sido o museu mais visitado no Estado de São Paulo. O Catavento é dividido em 4 espaços: universo, vida, engenho e sociedade.

Seção Universo: está seção se subdivide em astronomia, aventura no sistema solar e terra.

Logo que entramos no museu, verificamos os 06 principais biomas brasileiros: vegetação, clima, biodiversidade.

No piso térreo as crianças podem ter contato com uma caixa de areia imitando os relevos da terra em 3D, um passeio pelo interior do planeta, uma maquete demonstrando as paisagens terrestres de polo a polo, saindo ao final em uma caverna cenográfica.

Possível também tocar em um meteorito de verdade de 6.000 anos, encontrado na Argentina em 1.576.

Passamos também pela sala da lua, observamos o céu estrelado, o sol e as galáxias.

Minha filha adorou saber o seu peso e idade em outros planetas da via Láctea.

A seção vida infelizmente não podemos conhecer pois estava fechada para reformas, mas nesta seção os visitantes podem mergulhar no passado da espécie humana, nossos ancestrais, corpo humano, evolução do cérebro, célula e DNA, árvore da vida. Uma pena estar fechada!!

Ainda no piso térreo, chegamos a seção Engenho que para mim é a mais interessante e estimula o interesse das crianças. Foi nesta seção que passamos a maior parte do tempo.

Na sala de ilusões existe um equipamento que nos permite não só ouvir o som, mas também vê-lo. Por conta de seu sistema e possível ver a forma pela qual o som caminha no interior do tubo.

O eletromagnetismo foi o que mais atraiu a atenção da minha filha. Uma máquina eletrostática que nos deixa de cabelos em pé.

A máquina que faz uma bolha gigante de sabão também foi bem interessante. Seria para ficarmos dentro da bolha de sabão, mas ela estava estourando na metade.

E por fim a seção Sociedade, localizada no 2º piso, onde podemos observar em quadros de Portinari, grandes episódios da história do Brasil, a história da humanidade.

Nesta seção, tem o muro de escalada, atividade com horários marcados que necessita de senha pega na entrada do museu.

Uma parede de escalada com 07 metros de altura onde há uma galeria com grandes personagens da história da humanidade. Por meio de quadros sensitivos, o visitante ao se aproximar do retrato, o personagem se movimenta e começa a falar de suas grandes descobertas. Muito interessante para crianças maiores.

No subsolo, tem as atividades que necessitam de senha com horários pré-determinados.

Fomos na aventura no sistema solar e aventura submarina. Ambas têm duração de 50 minutos.

Na nave espacial os visitantes embarcam em uma viagem à lua e na aventura submarina, os visitantes farão parte da tripulação de um submarino de pesquisa vivenciando uma aventura emocionante pelos oceanos do planeta Terra.

As atividades que necessitam de senha além das já mencionadas são: laboratório de química, borboletário, se liga no lego (estimula a criatividade e inovação das crianças, uma forma divertida de aprender física e engenharia), estúdio de TV, nanotecnologia, entre outros.

Gostamos muito do museu Catavento, precisaríamos de um dia inteiro para conhecer todas as atrações.

Vale muito a visitação!!!

O valor dos ingressos é R$ 6,00 (agosto de 2016) e aos sábados é gratuito. Aberto de 3ª a domingo.

O museu está localizado na Av Mercúrio s/n., Parque Dom Pedro II, Brás, São Paulo.





6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page