top of page
  • Foto do escritorMãe e Filha Viajantes

Planetário da Gávea - RJ

A Astronomia é uma ciência que encanta a todos, que gera curiosidade e fascínio em todas as idades. O Planetário é um museu interativo, onde as crianças podem aprender sobre o Sistema Solar, o Planeta Terra, a Lua e tudo o que envolve a Via Láctea.

O Planetário é dividido em 3 espaços: Museu do Universo, Sessões de Cúpula e Observação do Céu.


O Museu do Universo é composto por três andares, sendo dois deles destinados a exposições temporárias e um (térreo) ocupado pela exposição permanente, que contém experimentos interativos e a Nave Escola.

Os experimentos interativos são uma forma didática e lúdica de aprender conceitos básicos de Astronomia, como os eclipses e o funcionamento das marés. Tem ainda a Nave Escola, que nos leva em uma viagem pelo universo mostrando imagens incríveis de nebulosas e galáxias enquanto aprendemos mais sobre os planetas do Sistema Solar, pesquisa espacial e evolução da vida.

As sessões de cúpula são uma viagem de conhecimento. Aprender sobre os planetas, as estrelas e as constelações com a sensação de estar olhando para o céu de verdade é uma experiência sem igual. Consistem em filmes com temática de Astronomia projetados em superfícies esféricas que provocam a sensação de imersão no espectador.



Atualmente, o Planetário da Gávea dispõe de duas cúpulas: a Galileu Galilei e a Carl Sagan, ambas são equipadas com modernos projetores e oferecem ao público conforto e uma incrível experiência de contato com a Astronomia. É aconselhável levar um casaco, pois a temperatura dentro das cúpulas gera em torno dos 18º graus.

Observação do Céu (temporariamente fechada por causa da pandemia).


Acontece às quartas e sábados, se o céu estiver limpo. É a oportunidade de olhar por um telescópio de verdade e ver um astro a milhões e milhões de quilômetros de distância. É na observação do céu que também se pode conversar com astrônomos e fazer todo tipo de pergunta sobre Astronomia. Esta atração depende das condições meteorológicas, se o tempo estiver nublado ou chuvoso, a observação será cancelada.


O Planetário é um lugar muito legal! Minha filha fez a visita com a turma da escola e voltou encantada, contando tudo que tinha visto e pedindo para levarmos novamente.

Ingressos:

- Sessões de Cúpula: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia), incluída a visita ao Museu Universo.

Horários de Funcionamento: 14h e 15:30h.

Neste período de reabertura, devido os protocolos de segurança, os ingressos só podem ser adquiridos pelo site (https://planetario.dsiarena.com/), até 5 (cinco) minutos antes do início de cada sessão.

- Observação do Céu: 1kg de alimento não perecível por pessoa. Necessário retirar senha. (160 por dia)

Atividade suspensa devido a pandemia.


Horário de funcionamento: sábados, domingos e feriados das 13h30h às 15:30h (horário reduzido no período da pandemia).


Endereço: Rua Vice-Governador Rúbens Berardo, 100 – Gávea.



Estacionamento gratuito.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page