• Mãe e Filha Viajantes

Sítio Roberto Burle Max - RJ

Atualizado: 29 de Dez de 2021

História


Roberto Burle Marx nasceu em 1909 em uma casa situada na Avenida Paulista, na cidade de SP. Era filho de um judeu alemão com uma pernambucana. Em 1913 a família mudou-se para uma chácara no bairro do Leme, no RJ. Aos 18 anos, passou uma temporada na Alemanha com a família onde estudou desenho, pintura e música. Adorava assistir óperas, visitar exposições e ao visitar uma estufa de plantas brasileiras, tomou consciência do potencial estético da flora tropical e esta experiência influenciou em sua trajetória profissional e de vida.


Ao retornar ao Brasil, determinado a inserir a flora tropical em jardins, criou o paisagismo tropical moderno, rompendo com o paisagismo de inspiração europeia praticado até então no país. Projetou mais de 2 mil jardins, além de pinturas, tapeçaria, desenhos, esculturas, gravuras, tornou-se um artista múltiplo.




O Sítio Burle Marx


Em 1949, Burle Max adquiriu o Sítio Santo Antônio da Bica, em Barra de Guaratiba, zona oeste do RJ, com a finalidade de instalar ali a coleção de plantas que vinha desenvolvendo desde a infância. No local havia uma antiga casa de fazenda e uma capela do século XVII, dedicada a Santo Antônio que foram restauradas por Burle Marx e onde passou a residir no ano de 1973 até 1994 ano da sua morte.


Ali, Burle Marx passou a cultivar e ampliar sua coleção enriquecida com plantas coletadas em várias regiões do Brasil e no exterior. Preocupado com a preservação do sítio, de seus jardins e da coleção botânica, em 1984 Burle Marx doou o local ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que tem a responsabilidade de preservar, pesquisar e divulgar a vida e a obra de Roberto Burle Marx.


Coleção Botânica e a Casa


A área do sítio possui 405 mil m2, incluindo várias edificações como lagos, jardins, coleções de arte e uma vasta biblioteca. É o local onde Burle Marx reuniu uma das mais importantes coleções de plantas tropicais e subtropicais com potencial paisagístico existentes no mundo.


A casa onde Burle Marx viveu foi transformada em museu e aberta ao público em agosto de 1999.


São diversos cômodos com obras de arte e artesanato adquiridos por Burle Marx ao longo de sua vida. O acervo possui mais de 3 mil itens, incluindo mobiliário, objetos pessoais, obras do próprio Burle Marx (pinturas, desenhos, tapeçarias, murais de azulejos) e coleções diversas.



Visitação e Acessibilidade


Visitamos o sítio com um grupo de amigos com crianças e idosos. São 1.800 m de caminhada em subida leve, com algumas paradas para descanso e beber água. O local disponibiliza um veículo elétrico para atender às pessoas com mobilidade reduzida.


O passeio é guiado e passa por vários espaços entre eles: a capela, a antiga casa de Roberto Burle Marx, a cozinha de pedra, casa de pedra, os diversos jardins, o ateliê.


Achei um passeio muito interessante, agradável e para todas as idades.


Valores e Horários


As visitas acontecem de 3ª a sábado, exceto feriados, em dois grupos na parte da manhã, iniciando às 09:30h e outros dois grupos à tarde, às 13:30h. Todas as visitas são guiadas e duram aproximadamente 1:30h.


É necessário o agendamento pelo telefone (21) 2410-1412 ou e-mail visitas.srbm@iphan.gov.br


Os ingressos custam R$ 10,00 e somente é aceito dinheiro.


Crianças até 05 anos não pagam. Estudantes e idosos a partir de 60 anos pagam metade.


Recomendações


  • Utilização de repelente e protetor solar;

  • Uso de roupas e sapatos confortáveis;

  • Levar garrafinha de água;

  • No espaço de acolhimento ao visitante possui banheiros, armários e bebedouros;

  • Só são permitidas fotografias para uso pessoal, não comercial nas áreas externas;

  • Não é permitido colher flores, folhas, galhos, frutos e sementes.


Localização


Estrada Roberto Burle Marx, 2019, Barra de Guaratiba, RJ.


Que tal aproveitar que está em uma região super agradável e aproveitar para almoçar em uma vila italiana a menos de 10 minutos do Sítio Burle Marx? A Casa Due oferece uma proposta diferenciada de gastronomia e muita conexão com a natureza.



Vai viajar no Brasil? Acompanhe as dicas em tempo real no Instagram @andreagaidao_traveldesigner. Use nossos parceiros e ganhe muitos descontos! Você me ajudará a continuar produzir conteúdos bem legais e não pagará mais por isso!


Reserve seu carro aqui pela Rentcars.


Tenha 5% de desconto no Seguro Viagem, Chip de Celular e Passagens Aéreas com o cupom MAEEFILHA5 da Seguros Promo.


Vai para o Nordeste? Contrate seus passeios e transfer com a Luck Turismo.


Viagem conectado pelo Mundo inteiro com o chip da EasySim4U.


Bom passeio!

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

E-book Serra Gaúcha

Vai viajar e quer saber tudo sobre a Serra Gaúcha? Confira nosso e-book e receba dicas incríveis!

WhatsApp Image 2020-09-06 at 18.42.27.jp

Dicas de Livros

Separamos dicas de alguns livros maravilhosos para você curtir na espera do seu vôo.

transferir (1).png

O que você está buscando?

Nos encontre nas

redes sociais

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Amazon - Círculo Branco

Principais Destinos

20190114_081907.jpg

​Resorts

DSCN9186.JPG

Hotéis Fazenda

DSCN1083.jpg

Parques

Nossos Parceiros