top of page
  • Foto do escritorMãe e Filha Viajantes

Tour Linha Bella - Gramado

O Tour Linha Bella leva o visitante a uma experiência no interior de Gramado, onde ele irá conhecer um pouco da história da colonização italiana. Além de prestigiar as famílias de colonos e a breve explanação sobre a vivência de seus descendentes, o visitante também poderá apreciar as belas paisagens serranas, ter contato com a natureza e o ar puro que ela oferece, degustar produtos coloniais e por fim conhecer uma cantina com comida típica Italiana, muita música e diversão.



O passeio começa às 8h30min na Praça da Etnias, rumo ao interior de Gramado. O tour tem 05 paradas, 04 são de visitação e a parada final na Cantina Linha Bella para o delicioso almoço.


A 1ª parada acontece na Vinícola Masotti, onde o visitante aprende um pouco sobre a produção do vinho. Todas as fases do produto até sua maturação são demonstradas com muita simpatia pelo Sr. Masotti. Após a apresentação tem a degustação de vinhos e sucos.


Seguindo o passeio, embarcamos novamente no ônibus em direção ao Velho Casarão, onde os descendentes de Visenzo Marcon nos aguardavam. O Sr. Visenzo chegou em Gramado com a esposa e morou no tronco de uma árvore por dois anos e com muito esforço conseguiu construir a casa centenária, hoje chamada de Velho Casarão, onde vive a quinta geração da família Marcon.


Vestígios do passado poderão ser observados na arquitetura da velha construção, mobiliário e ferramentas utilizadas na época. Escutamos a história do Sr. Visenzo e sua família, visitamos o pequeno museu que fica na propriedade e, também provamos as delícias coloniais produzidas pela família. Na propriedade dos Marcon há possibilidade de alimentar as ovelhas, o que encanta as crianças!


Após sairmos da propriedade da família Marcon, foi a vez de conhecermos a Família Bof e o Marco Zero de Gramado, pois foi lá que Gramado nasceu. Visitamos o primeiro açougue e abatedouro da cidade, assim como o primeiro mercado e a primeira Igreja.


Provamos as delícias produzidas na localidade, como queijos e salames. Tinha até degustação da bebida típica gaúcha, o chimarrão.


A última parada antes do almoço foi no Moinho Cavichion. Fomos recebidos por uma descendente de italianos e alemães que nos deu uma aula de história, contando sobre fatos e curiosidades entre as diferenças dos alemães e italianos que chegaram ao Rio Grande do Sul, além de informações relativas ao moinho e sua produção de farinha de milho. Foi um momento de muita alegria e descontração! No final da apresentação, provamos os doces e salgados coloniais produzidos pela família. Cada coisa deliciosa!



Almoço na Cantina Linha Bella


O passeio chega ao fim na Cantina Linha Bella. Fomos recebidos com música italiana e muita animação.


O almoço é servido em fogão a lenha com um cardápio colonial italiano delicioso. O buffet conta com variedades de saladas, 4 variedades de massas, 3 tipos de molhos, galeto assado, galinha caipira, costela suína, polenta mole, arroz, feijão, lasanha, além das deliciosas sobremesas. As bebidas são pagas à parte.


Durante a refeição tem show de música e ao final, já estão todos dançando e cantando pelo salão.


O passeio é muito bom! Adultos e crianças se divertem saindo um pouco dos passeios mais famosos e procurados pelos turistas que vão para a Serra Gaúcha. Podemos conhecer um pouco da história da colonização do sul do país, conhecer onde Gramado começou e as belezas do interior da cidade. O ônibus retorna com os turistas ao ponto de partida na Praça da Etnias.


  • O passeio acontece às segundas, quartas e sexta feiras.

  • Tem que ser reservado com 24h de antecedência.

  • Saída às 08:30h da Praça das Etnias em Gramado e o retorno é por volta das 14:30h.

  • O passeio só é realizado com veículos autorizados. Não tem como fazer o passeio com carro próprio.

  • Inclui almoço, as visitas e degustações, transporte e guia. Apenas bebidas e despesas pessoais não estão incluídas.

  • Valor R$ 160,00 (em julho/2020). Crianças entre 5 e 9 anos pagam metade.


Aproveite para conhecer os shows típicos da Serra Gaúcha na Churrascaria Garfo e Bombacha, em Canela e a Noite Alemã em Nova Petrópolis.


Visite a encantadora cidade de Nova Petrópolis na Serra Gaúcha.






Vai viajar no Brasil? Acompanhe as dicas em tempo real no Instagram @maeefilhaviajantes. Use nossos parceiros e ganhe muitos descontos! Você me ajudará a continuar produzir conteúdos bem legais e não pagará mais por isso!


Reserve seu carro aqui pela Rentcars.


Tenha 5% de desconto no Seguro Viagem, Chip de Celular e Passagens Aéreas com o cupom MAEEFILHA5 da Seguros Promo.


Vai para o Nordeste? Contrate seus passeios e transfer com a Luck Turismo.


Viagem conectado pelo Mundo inteiro com o chip da EasySim4U.


Bom passeio!


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page