top of page
  • Foto do escritorMãe e Filha Viajantes

Curitiba/PR - Sua história

Atualizado: 28 de jan. de 2021

Curitiba é a capital do Paraná. Foi eleita pela UNESCO a única cidade brasileira a integrar a lista das 15 mais bonitas do mundo. A cidade está localizada a 934 metros acima do nível do mar. Tem aproximadamente dois milhões de habitantes. Foi fundada em 29 de março de 1693, com o nome de Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Possui características marcantes dos imigrantes europeus que chegaram ao final do século XIX.


A mudança do nome da vila veio em 1721. Já naquela época havia uma preocupação muito grande com o meio ambiente. O corte de árvores só podia ser feito em áreas delimitadas e os moradores ficavam obrigados a limpar o Ribeiro (hoje rio Belém), a fim de evitar que as pessoas ali tomassem banho. As casas não poderiam ser construídas sem a autorização da Câmara, as ruas iniciadas teriam que ser finalizadas. E assim Curitiba foi sendo construída.

O Paraná fazia parte da província de São Paulo e passou por um período de extrema pobreza, vindo a prosperidade a partir de 1812 com o tropeirismo, pois, era o ponto estratégico no caminho entre São Paulo e Minas Gerais.


Em 1853 foi conquistada a emancipação do Paraná e Curitiba se tornou a Capital.

Curitiba é uma palavra de origem Guarani: kur yt yba quer dizer "grande quantidade de pinheiros, pinheiral", na linguagem dos índios, primeiros habitantes do território.


Curitiba tem uma grande quantidade de Araucária, o pinheiro do Paraná. Sua semente é o pinhão, produto bastante consumido na região.


Os imigrantes, europeus e de outros continentes, ao longo do século XX, contribuíram para a formação da estrutura populacional. Assim como paulistas, gaúchos, mineiros, nordestinos ajudaram a construir a imagem de Curitiba. A cidade tem festas cívicas e religiosas de diversas etnias, dança, música, culinária, expressões e a memória dos antepassados. Esta é representada nos diversos memoriais da imigração, em espaços públicos como parques e bosques municipais.

Podemos observar na cidade traços marcantes da cultura polonesa, ucraniana, italiana (bairro de Santa Felicidade), japoneses, sírios e libaneses.

Conhecida internacionalmente por sua gestão urbana, meio ambiente e transporte coletivo.

A cidade é considerada pioneira em modernização e reestruturação no sistema de transporte urbano no Brasil, a chamada rede integrada de transportes. O sistema “tronco alimentador” conta com várias linhas de ônibus ligando toda a cidade. Curitiba não possui metrô é bem fácil a locomoção na cidade. Além dos ônibus, há táxis, uber e ônibus de turismo que irei comentar mais detalhadamente ao falar dos pontos turísticos. A cidade é um encanto! Super limpa e segura.

(Informações site Turismo Curitiba)


Está planejando a sua viagem à Curitiba? Conheça o nosso ROTEIRO DE 07 DIAS POR CURITIBA.


Vai viajar no Brasil? Acompanhe as dicas em tempo real no Instagram @maeefilhaviajantes. Use nossos parceiros e ganhe muitos descontos! Você me ajudará a continuar produzir conteúdos bem legais e não pagará mais por isso!


Reserve seu carro aqui pela Rentcars.


Tenha 5% de desconto no Seguro Viagem, Chip de Celular e Passagens Aéreas com o cupom MAEEFILHA5 da Seguros Promo.


Vai para o Nordeste? Contrate seus passeios e transfer com a Luck Turismo.


Viagem conectado pelo Mundo inteiro com o chip da EasySim4U.


Bom passeio!


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page