top of page
  • Foto do escritorMãe e Filha Viajantes

Nova Petrópolis/Serra Gaúcha

Atualizado: 10 de abr. de 2021



Nova Petrópolis é uma cidade que faz parte da Rota Romântica da Serra Gaúcha, perto de Gramado, aproximadamente 40 minutos de distância.


Sua colonização foi feita por imigrantes alemães. Por esse motivo, as tradições alemãs são tão fortes na região, cultivadas com muito carinho pelos seus descendentes. Como a maior parte dos imigrantes veio da região de Hunsrück, o dialeto que prevaleceu foi o Hunsrückisch. Mesmo nos dias de hoje, ainda é possível encontrar falantes da língua alemã na região, embora sejam a minoria.


Além da língua, os moradores de Nova Petrópolis mantêm vivas outras tradições alemãs, como festas, rituais, alimentação e claro, o café colonial!


Nova Petrópolis também é conhecida por ser a cidade das malharias e todo ano nos meses de maio e junho acontece a Festmalha, uma feira aberta ao público com vários expositores.


Na gastronomia, o que predomina é a comida alemã e se for almoçar na cidade indicamos os restaurantes Torquês, Colina Verde e Unser Haus.


Em Nova Petrópolis podemos encontrar a loja da Mukli com seus deliciosos alfajores de origem uruguaia. É uma junção do doce de leite uruguaio com o chocolate da Serra Gaúcha. Uma delícia de combinação! Irresistível e inesquecível!



Veja aqui tudo sobre a NOITE ALEMÃ EM NOVA PETRÓPOLIS.



A cidade possui belos pontos turísticos:


· Parque Aldeia do Imigrante – É um pedaço da Alemanha na Serra Gaúcha. O parque foi inaugurado em 1985 com a missão de resgatar e preservar o passado histórico dos imigrantes alemães que colonizaram a região. As alas temáticas contam com monitores para esclarecer dúvidas históricas e curiosidades Atração paga.


Site: https://www.aldeiadoimigrante.com.br/pt_BR/


· Praça das Flores e Labirinto Verde – Localizada no Centro de Nova Petrópolis, a praça possui diversas flores de várias espécies. É na praça das Flores que fica o Labirinto Verde, muito procurados pelos turistas. É construído de ciprestes formando paredes do labirinto.


· Parque Esculturas Pedras do Silêncio – É um parque que conta a história da imigração alemã por intermédio das esculturas. São mais de 80 obras em arenito, criadas por 3 escultores gaúchos. O trajeto para conhecer as esculturas é de 400 metros e acontece em meio a natureza.


O parque fica um pouco mais afastado do centro da cidade, na área rural e é uma atração paga.





No final de novembro de 2020 foi inaugurado o complexo Casa Zaandam, um pedaço da Holanda na cidade colonizada por alemães.


A Casa Zaandam é um espaço que reproduz a cidade holandesa de Zaandam, na principal avenida de Nova Petrópolis, possuindo restaurante, bar, cafeteria, confeitaria, empório e tem encantado visitantes e moradores.


As casinhas coloridas, os sapatos gigantes, o moinho de vento, as tulipas e os pequenos detalhes fazem referência a esta cultura europeia.


Ainda há um espaço educativo para as crianças que podem brincar tanto no espaço Kids quanto na área externa. Para elas há o Moinho Mágico e também podem participar das brincadeiras com os personagens da Turma do Moinho, que levam as crianças para uma aventura única, buscando salvar o planeta do vilão Zhun.


Destaque para as cervejas, os queijos e waffles holandeses. Periodicamente o complexo vai promover jantares temáticos e realizar exposições relacionadas à cultura holandesa.


A casa fica aberta todos os dias das 07h às 22h durante a semana e até 00:00h aos sábados e domingos.

Nova Petrópolis é uma excelente opção de passeio para quem vai visitar a Serra Gaúcha!


Conheça o Tour Linha Bella um passeio incrível pelo interior de Gramado.


Aproveite para conhecer os shows típicos da Serra Gaúcha na Churrascaria Garfo e Bombacha, em Canela e a Noite Alemã em Nova Petrópolis.





Vai viajar no Brasil? Acompanhe as dicas em tempo real no Instagram @maeefilhaviajantes. Use nossos parceiros e ganhe muitos descontos! Você me ajudará a continuar produzir conteúdos bem legais e não pagará mais por isso!


Reserve seu carro aqui pela Rentcars.


Tenha 5% de desconto no Seguro Viagem, Chip de Celular e Passagens Aéreas com o cupom MAEEFILHA5 da Seguros Promo.


Vai para o Nordeste? Contrate seus passeios e transfer com a Luck Turismo.


Viagem conectado pelo Mundo inteiro com o chip da EasySim4U.


Bom passeio!


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page