top of page
  • Foto do escritorMãe e Filha Viajantes

Região dos Campos Gerais - Carambeí/PR

Atualizado: 26 de jan. de 2021

A região dos Campos Gerais é composta por vários municípios paranaenses. Localiza-se no centro-leste do Estado do Paraná. A região é rica em formações rochosas e cachoeiras que formam belíssimos cenários.


Ponta Grossa é a principal cidade desta região.


Publicarei 3 posts sobre a região com dicas de passeios incríveis para ir em família e curtir a natureza . É uma ótima sugestão de roteiro para dividir os dias de sua viagem junto com a capital paranaense!


Vamos falar sobre a Cidade de Carambeí, a Colônia Witmarsum e algumas cachoeiras de Ponta Grossa.


Este post é o relato da Flávia Sphair do blog www.turismoemfamilia.com.br, que nos permitiu contar aqui no blog um pouco da experiência dela e da sua família.


Parque Histórico de Carambeí - Um tour pela colonização holandesa



Carambeí é uma cidadezinha pequena e simpática, bem próxima ao município de Ponta Grossa, e cerca de 1h30 de viagem de Curitiba, em uma das minhas estradas favoritas pelos Campos Gerais paranaenses. E entre casinhas sem muros e de jardins perfeitos, e da fabricação de laticínios, a história da cidade, e sua colonização de origem holandesa, está no Parque Histórico de Carambeí, lugar que falo mais agora para vocês!


O parque conta com estacionamento gratuito, e logo na entrada você já vê um pequeno parquinho de madeira para as crianças, e um casarão com o restaurante e confeitaria Koffiehuis, que já adianto: o preço é bom e a comida ainda melhor. Ali eles oferecem um almoço gostoso, mas o melhor mesmo são as tortas. Nesse caso, eu recomendo você chegar para almoçar, fazer o passeio, e aproveitar a sobremesa na volta, ou ir logo após o almoço, e fazer um ótimo lanche da tarde, e para acessar a confeitaria e restaurante, não é necessário pagar entrada, mas fazendo isso, você também tem opção de provar as delícias dentro do parque. Neste mesmo casarão também possui artesanatos típicos, inclusive vindos da Holanda.

Para conhecer Carambeí e toda sua região que vale a pena ser vista, o ideal é fazer de carro e se hospede com muita tranquilidade na cidade, ou se quiser locais de maior estrutura, Castro e Ponta Grossa estão bem próximas.


Você chegará na entrada do parque através da ponte de acesso, feita nos moldes holandeses, e comprará seu ingresso. Em 2018, está por 16,00 inteira e 8,00 ( atualizado em 2020, R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 meia), mas nas quartas, o acesso é gratuito, exceção de feriados. Não é um espaço tão grande assim, você consegue ver tudo em no máximo 1h30, em velocidade “normal” só se desejar passar mais tempo vendo todos detalhes e textos que estão lá.


E partir daí, você verá muitas construções típicas e detalhes da colonização que ocorreu no Paraná. A primeira área próxima é uma Vila Modelo, com uma igreja, escola e casas típicas. Dentro de cada casa, há objetos da antiga vida nas origens, e vários painéis com a história de Carambeí e de muita coisa da Holanda também.


Eu pessoalmente gosto muito do modelo da igreja e da escola, e claro, está tudo bem cuidado. Existe uma outra área mais abaixo que fala da agricultura e da vida no campo, com vários tratores, colheitadeiras e outros equipamentos agrícolas. Especialmente para nós – que vivemos na cidade – é bacana de conhecer.

Mas uma das minhas áreas favoritas são os painéis interativos da fabricação de leite. Adoro para as crianças, que podem apertar e ver como funciona o processo desde a extração nas vacas, até a chegada da caixinha no supermercado.


Ao continuar o passeio, você passará por um auditório ao ar livre, e o parque realiza muitos eventos especiais. Nós mesmos passamos por lá na páscoa, que contou com caça aos ovos, e o natal é uma época de muitas apresentações e luzes. Ainda acontecem outros eventos no ano também.


E seguindo mais um pouco, você chegará em um dos meus cantinhos favoritos: o parque das águas. Lá existem pequenos lagos com construções bem típicas holandesas, a segunda confeitaria que comentei antes, e mais alguns espaços da vida antiga.

Moinhos, pontes e tecnologia nas águas mostradas em Carambeí/PR


E você encontra na área externa várias pontes e tipos de recursos relacionados a vida de quem vive sobre águas, afinal, no país se investiu muito em pontes e tecnologias, já que a geografia local exigiu isso.


Conheça mais da região! Parque Estadual de Vila Velha, as delícias da Alemanha na Colônia Witmarsum e várias cachoeiras incríveis são alguns atrativos dos Campos Gerais do Paraná!


Enfim, é um passeio tranquilo, gostoso e super família. Já fomos 2 duas vezes, ambas com nossos familiares. Não é demorado, e não precisa sair tão cedo para ir, que não vai ficar tarde para voltar.


Ah, é claro que eles têm o que comer por lá! Há opção de almoço, inclusive cardápio típico e algumas datas, sendo a La Carte durante a semana, e buffet em alguns finais de semana e feriados (consulte o site oficial e você também pode ligar ou verificar as redes sociais para confirmar).


Porém, o forte dali é mesmo a confeitaria, também junto ao restaurante do parque, que é maravilhosa. Tem torta holandesa, e muitas outras delícias, mas a minha favorita, e que se estiver a disposição é imperdível, é a maravilhosa torta de amora! Dá para levar pra viagem também, então já pensa em garantir um pedaço na hora, e outro pra levar para casa!


E se quiser aumentar ainda mais o cardápio de doces, além da confeitaria do parque, visite a Frederica’s Koffiehuis, que está bem próximo do parque e é divina!


Aqui vão mais algumas fotos do Parque Histórico de Carambeí, que tal se programar logo para conhecer esse cantinho paranaense?

Nos trilhos do Parque Histórico de Carambeí


Essas casinhas lindas – Parque Histórico de Carambeí


Minha trupe (com alguém meio triste de ir embora) no Parque Histórico de Carambeí


Vai viajar no Brasil? Acompanhe as dicas em tempo real no Instagram @maeefilhaviajantes e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bem legais e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos!


Reserve seu carro aqui pela Rentcars.


Tenha 5% de desconto no Seguro Viagem, Chip de Celular e Passagens Aéreas com o cupom MAEEFILHA5 da Seguros Promo.


Vai para o Nordeste? Contrate seus passeios e transfer com a Luck Turismo.


Viagem conectado pelo Mundo inteiro com o chip da EasySim4U.


Bom passeio!


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page